Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Programas de TV que ensinam

A TV não precisa mais ser a inimiga dos seus estudos. O GUIA separou algumas sugestões de programas que divertem e ensinam

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 13 nov 2009, 15h19

Televisão também é cultura. Certamente você já leu ou ouviu essa frase antes. É exatamente isso que vai encontrar aqui: mostramos como alguns programas de TV podem ajudar na realização de uma boa prova do Enem ou outro vestibular.

Pensando nos diferentes tipos de aprendizado que você precisa ter, escolhemos programas que falam sobre história, cultura – brasileira e mundial – e literatura, que são temas recorrentes em exames desse tipo. Por isso, antes de desligar a televisão e correr para os estudos, relaxe no sofá e veja como simples opções de entretenimento podem ajudar você a ampliar sua gama de conhecimentos.

Programa: Almanaque Educação – TV Cultura (São Paulo)

Voltado para estudantes do Ensino Médio, o programa tem como meta educar de maneira divertida. Apresentado por um grupo de cinco atores e uma repórter, trata de questões como política, economia, comportamento, ecologia, cinema, artes plásticas, literatura e história.

Para o aprendizado ficar mais lúdico, a trupe de apresentadores prepara telejornais, programas de rádio, declama poemas e faz vários tipos de performance, tudo para discutir os temas levantados no programa. Almanaque Educação também pode ser visto no site www.tvcultura.com.br/almanaque, onde a equipe do programa indica outros sites e textos para que o estudante aprofunde seu conhecimento sobre temas mostrados na tela.

Horário: terça-feira, às 19h30
Reprise: sábado, às 11h30

Programa: Arquivo N – Globo News

Em formato de documentário, Arquivo N apresenta um trabalho minucioso de reconstrução histórica, que vai da seleção de imagens de arquivo (originado de fontes diversas) a depoimentos que ajudam a compor panoramas sobre os assuntos em questão. As biografias são os temas mais comuns apresentados pelo Arquivo N. As personalidades retratadas variam de brasileiros, como o músico Ary Barroso ou o poeta popular cearense Patativa do Assaré, a nomes internacionais, como o psicanalista Sigmund Freud ou o ator Marlon Brando. O programa também mostra especiais que remontam importantes períodos da história nacional e internacional, como a movimentação política de 1968.

Continua após a publicidade

Horário: quarta-feira, às 23h
Reprise: sábado, às 1h05 e às 16h05; e domingo, às 21h05

Programa: Entrelinhas – TV Cultura (São Paulo)

O programa tem a preocupação de desmistificar a concepção de que a literatura é algo difícil ou distante da vida cotidiana.
Para incentivar a leitura e divulgar a literatura para um público amplo, o Entrelinhas é apresentado de forma dinâmica e, ao mesmo tempo, aprofundada.

O programa traz entrevistas com escritores, reportagens sobre as tendências do mundo literário ou mesmo sobre livros clássicos brasileiros e universais, enquetes com leitores, além das seções sempre presentes, como “lançamentos” e “resenha do leitor”

Horário: domingo, às 21h30
Reprise: segunda-feira, às 0h30

Programa: Passagem para… – Canal Futura

Em Passagem para… você vai poder conferir a cultura de vários países sem precisar sair de casa. Com uma câmera na mão, o jornalista Luís Nachbin percorre localidades como El Salvador, Irã ou Camboja, mostrando o modo de viver de cada lugar, através da cultura, da história e do comportamento das pessoas.

O jornalista também entrevista nativos desses países que hoje vivem no Brasil. Com isso, Nachbin demonstra o processo de adaptação de imigrantes a uma nova cultura.

Horário: segunda a sexta, às 23h
Reprise: terça a sábado, às 3h30; sábado, às 21h; e domingo, às 16h30

Continua após a publicidade

Publicidade