logo-ge

Qual a diferença entre Engenharia Automotiva e Engenharia Mecânica?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

É melhor fazer Engenharia Mecânica e depois se especializar em Automotiva ou fazer Engenharia Automotiva? E qual a diferença entre as duas?

Eric Dantas

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Olá, Eric, tudo bem?

Os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Automotiva (ou Automobilística) têm muita relação entre si. Você vai encontrar disciplinas muito parecidas durante o curso. A grande diferença está que em Engenharia Automotiva você irá se tornar mais especialista na área automotiva. Isso não irá restringir sua carreira mas irá direcioná-lo para o setor automotivo de forma mais clara. Já o Engenheiro Mecânico pode trabalhar também em setores que utilizam-se de máquinas para fazer seu processo produtivo por exemplo. Não necessariamente tem a ver com veículos.

Importante você saber que não há uma equivalência entre essas graduações. Ou seja, não é porque você fez Mecânica que automaticamente você irá poder prestar um concurso específico para formados em Engenharia Automobilística e vice-versa. Cada formação tem sua especificidade.

O que você precisa pensar é: você quer fazer Automotiva por somente gostar de carros ou quer mesmo trabalhar com isso?

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).