É melhor fazer Engenharia Mecânica e depois se especializar em Automotiva ou fazer Engenharia Automotiva? E qual a diferença entre as duas?
Eric Dantas
Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results
Olá, Eric, tudo bem?
Os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Automotiva (ou Automobilística) têm muita relação entre si. Você vai encontrar disciplinas muito parecidas durante o curso. A grande diferença está que em Engenharia Automotiva você irá se tornar mais especialista na área automotiva. Isso não irá restringir sua carreira mas irá direcioná-lo para o setor automotivo de forma mais clara. Já o Engenheiro Mecânico pode trabalhar também em setores que utilizam-se de máquinas para fazer seu processo produtivo por exemplo. Não necessariamente tem a ver com veículos.
Importante você saber que não há uma equivalência entre essas graduações. Ou seja, não é porque você fez Mecânica que automaticamente você irá poder prestar um concurso específico para formados em Engenharia Automobilística e vice-versa. Cada formação tem sua especificidade.
O que você precisa pensar é: você quer fazer Automotiva por somente gostar de carros ou quer mesmo trabalhar com isso?
Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).