Você está no último ano do ensino médio, mas a preocupação com o vestibular também já começou a bater? Saiba que é possível aliar os dois estudos. No entanto, para alcançar um resultado satisfatório em ambos, o primeiro passo é saber se organizar.
Para ajudar você nessa etapa inicial, o Guia do Estudante pediu às orientadoras educacionais Thaís Arantes Ribeiro, Thatianna Montagnoli e Andrea do Lago Souza, do Curso Poliedro Campinas, que montassem um roteiro de organização personalizado para quem faz ensino médio. O resultado foi um planejamento com 44 horas de estudos semanais.
Segundo elas, é importante que, durante a preparação para o vestibular, você vá adquirindo o condicionamento necessário aos poucos e tome cuidado para não esgotar seu organismo. O ideal, para que consiga manter a rotina a longo prazo, é que aumente as horas de estudo gradualmente para se habituar.
Além disso, é preciso respeitar as horas de descanso. “Infelizmente a balança é desequilibrada: muito esforço e pouco descanso. Para conseguir um bom rendimento, discipline-se! Nas horas de estudo, esforce-se e nas horas de descanso permita-se relaxar da maneira que mais combina com você. E sem culpa nessas horas!”, aconselham.
Veja abaixo o roteiro de organização para quem está cursando o ensino médio e vai estudar em casa para o vestibular:
Baixe o roteiro de organização
O Guia do Estudante também preparou o roteiro para você imprimir, colar na parede ou no caderno e não se perder no seu dia a dia.
Acesse o roteiro para download (o arquivo pode ser impresso em folha A3 ou A4).
Dicas extras
O caminho até as provas dos vestibulares ainda é longo. Por isso, ter uma rotina bem estruturada pode ser o grande diferencial para alcançar sua vaga na universidade.
As orientadoras educacionais do Curso Poliedro Campinas deixaram outras dicas que podem auxiliar você nos estudos.
- Acostume o seu organismo a funcionar em um mesmo período – acordar, estudar, comer e descansar na mesma hora – para que o cansaço e a fome não distraiam os seus estudos;
- Estude todas as matérias. Ainda que você dedique mais tempo às mais difíceis e menos às mais fáceis, é importante dar atenção a todas elas;
- Insira as matérias mais difíceis nos horários de maior disposição cognitiva e intercale-as com matérias menos custosas;
- Programe e respeite as pausas. Um método que funciona é dividir o estudo em blocos e adicionar pausas curtas em seguida. Exemplo: estude por 25 minutos e pare 5 minutos para descanso, banheiro, comida, distração. Ou estude durante 50 minutos e pare 10 minutos, se a matéria for mais fácil. O truque é ser disciplinado e não estender os minutos de pausa. Assim, o cérebro aprende a se esforçar e a se distrair no período certo, e não fica sobrecarregado;
- Respeite os períodos de sono: durma entre 7h e 8h diárias;
- Concentre os esforços durante a semana e deixe os descansos, passeios e atividades de lazer para o fim de semana;
- Reveja o plano de estudos a cada mês e faça alterações para as situações que não estejam funcionando (matérias localizadas em horários inadequados, combinação de matérias que produz cansaço e mudanças nos horários de comida, descanso e outras atividades);
- Treine a redação semanalmente (o Curso de Redação do Guia do Estudante pode ajudar!);
- Priorize o estudo ativo: faça exercícios, escreva sobre as matérias com as próprias palavras e explique o conteúdo para você mesmo ao invés de só ler ou grifar passivamente.
Roteiro de organização de estudos para outros tipos de vestibulando |
Aluno que só faz cursinho |
Aluno que faz ensino médio e cursinho |
Aluno que estuda em casa |
Aluno que trabalha |
Aluno que trabalha e faz cursinho |
O GUIA DO ESTUDANTE lançou uma plataforma online com videoaulas, textos e exercícios para te ajudar a mandar bem no Enem e em outros vestibulares! Conheça clicando aqui.