Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Saiba como se preparar para a prova da PUC-SP

Exame também avalia candidatos a outras 5 universidades paulistas. Confira dicas!

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 25 nov 2009, 12h38

por Fábio Brandt

O conteúdo exigido pela primeira fase do vestibular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) é semelhante ao da USP, Unesp e outras instituições. Mas vestibulandos devem prestar atenção nas diferenças entre os exames para elaborar estratégias específicas para cada um, aconselha Alessandra Venturi, coordenadora geral do Cursinho da Poli.

A ausência de questões interdisciplinares é uma das principais diferenças entre a prova da PUC-SP e, por exemplo, a Fuvest, diz Alessandra. Mas os candidatos podem se beneficiar de outras diferenças, como o menor número de perguntas a responder na prova da PUC (45, contra 90 da Fuvest) no mesmo intervalo (5 horas). “Eles têm que aproveitar todo o tempo. Não devem tentar sair o mais cedo possível, nem se incomodar com o aluno que sai primeiro”, aconselha a coordenadora.

As semelhanças entre os vestibulares, por outro lado, também beneficiam os alunos. Todas as leituras obrigatórias da PUC, por exemplo, estão na lista da Fuvest. E a melhor forma de esclarecer dúvidas nos dias que antecedem o vestibular é "fazer as provas anteriores e identificar as próprias dúvidas com base no que errou", sugere Alessandra. "Muitas vezes, o aluno erra o exercício não porque não sabe o conteúdo, mas porque não leu o direito o enunciado", explica a coordenadora. Ela orienta estudantes a procurarem ajuda de professores quando não conseguem esclarecer as dúvidas sozinhos.

– Leia resumos de todos os livros obrigatórios da PUC-SP

Continua após a publicidade

O vestibular que seleciona alunos para a PUC-SP ocorre neste domingo, 29 de novembro, e inclui outras cinco instituições: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Faculdade Santa Marcelina, Faculdades Integradas Rio Branco, Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein e Faculdade de Medicina de Marília. Juntas, elas oferecem 6.820 vagas.

– Guia de Profissões: Direito
– Guia de Profissões: Enfermagem
– Guia de Profissões: Medicina

CAMPINAS

A PUC-Campinas não participa do vestibular integrado que envolve sua homônima paulistana, mas também aplica sua prova neste fim de semana, no sábado 28 de novembro. Entre as diferenças entre os dois exames, destaca-se que a PUC-Campinas inclui uma redação na mesma prova que apresenta 50 questões de múltipla escolha sobre os conteúdos do ensino médio e não realiza segunda fase. A PUC-SP elabora prova de segunda fase com três questões dissertativas (que associam história e geografia, matemática e física e biologia e química), além de uma redação.

– Teste seus conhecimentos com simulado disponibilizado no site da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da PUC-SP

– Leia mais notícias sobre o vestibular

Continua após a publicidade

Publicidade