Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

‘Será que tem crase?’: conheça o site que resolve este dilema

Programador catarinense cria um sistema que explica se a crase ocorre ou não em determinadas frases

Por Karolina Monte 15 mar 2022, 19h13

O site “Tem crase?” chegou para acabar de vez com uma das maiores dúvidas de quem escreve em português: a crase. Criado pelo desenvolvedor Gabriel Nunes, o projeto é sem fins lucrativos e tem como objetivo socorrer as pessoas que ainda guardam dúvidas sobre esse fenômeno da língua portuguesa.

O funcionamento do site é super simples. Ao entrar, o usuário encontra um campo para escrever a frase que gostaria de saber se leva ou não a crase. Logo em seguida, a ferramenta gera uma resposta e ainda apresenta uma breve explicação sobre a estrutura e acentuação naquele caso. 

A página possui três tipos de respostas (“sim”, “não” e “talvez”) e ainda sugere outras maneiras de escrever a frase apresentada, as situações em que cada uma deve ser utilizada e se nestes outros usos ocorre a crase.

Por ser um projeto de código aberto e sem fins lucrativos, ele recebe a ajuda de todas as pessoas dispostas a complementar o conteúdo. Para contribuir, basta clicar na opção “ajude a melhorar”, na parte inferior da página – é possível sugerir melhorias no código e até fazer doações para a manutenção do site. 

Relembrando o uso da crase

A palavra crase vem do grego krasis e significa fusão ou junção. Na língua portuguesa, ela é sinalizada pelo acento grave, e representa a contração do artigo feminino a (ou sua forma plural, “as”) com a preposição a”. A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca  deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

Mas como toda regra, essa também tem suas exceções. A crase  aparece em alguns outros momentos, como antes das indicações de hora determinada e antes do nomes de nações, províncias e partes do mundo quando acompanhadas do artigo “a”. Confira aqui todos os usos da crase.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade