logo-ge

Sonha em ser médico ou médica? Confira 5 filmes para se inspirar

As histórias mostram alguns riscos, desafios e conquistas de quem decide seguir a profissão

Medicina é uma carreira que exige que seus profissionais lidem com a pressão de maneira objetiva e precisa. Superação, técnicas inovadoras, muita dedicação e dilemas também fazem parte do pacote. 

Sonha em seguir essa área? Separamos cinco filmes para você se sentir ainda mais inspirado. As obras mostram os personagens enfrentando diversos desafios para se destacarem na profissão. Confira:

O Físico

 (Divulgação/Divulgação)

Erroneamente traduzido como O Físico, The Physician (“o médico”, em inglês) se passa na Inglaterra no século 11. Após ver sua mãe morrer ao contrair uma doença, um garoto, Rob, é criado pelo barbeiro da região que vende bebidas que, segundo ele, são capazes de curar enfermidades.

Ao aprender tudo o que seu tutor sabe sobre como cuidar de pessoas doentes, quando cresce, Rob decide que quer ir além e conhecer ainda mais sobre essa área. Ele descobre que um famoso médico na Pérsia coordena um hospital e decide viajar para aprender com ele. Para isso, Rob precisa esconder o fato de ser cristão, pois apenas judeus e árabes poderiam entrar na região.

Além de abordar a importância da inovação e do estudo nessa área, o filme também mostra como a medicina e a ciência como um todo enfrentaram dificuldades e limitações por causa da religião em determinados contextos históricos.

Disponível na Netflix

Patch Adams – O Amor É Contagioso 

 (Reprodução/Reprodução)

Um clássico quando se trata do assunto é Patch Adams. Baseado em uma história real, a obra mostra como a Medicina pode ter uma lado mais humanizado, acima das técnicas, burocracias e regras.

O personagem Hunter Adams (Robin Williams) decide se internar voluntariamente em uma clínica psiquiátrica após uma tentativa de suicídio. Aos poucos, ajuda outros internos a se sentirem melhor e decide que quer cursar Medicina. Ele ingressa na faculdade e, com métodos pouco convencionais, acaba conquistando as pessoas ao seu redor.

Disponível na Amazon Prime Video

Hipócrates

 (Divulgação/Divulgação)

O filme conta a história de Benjamin, que sempre acreditou que estava destinado a se tornar um grande médico. Mas sua primeira experiência no hospital em que seu pai, um médico renomado, trabalha não sai como o esperado. 

Pela primeira vez, seus limites são realmente testados e ele enfrenta uma série de desafios para crescer na profissão. A obra é de um cineasta francês que também é médico, Thomas Lilti. Seu objetivo foi mostrar os dilemas e as dificuldades da área da saúde.

Mãos Talentosas

 (Divulgação/Divulgação)

Com problemas financeiros e notas baixas na escola, Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) teve uma infância difícil. Mas, apesar das adversidades, sua mãe sempre o incentivou a estudar e ele conseguiu se formar em Medicina, alcançando feitos históricos e tornando-se um neurocirurgião reconhecido mundialmente. O médico também precisou enfrentar diversos preconceitos, tanto de seus colegas quanto de seus pacientes.

Disponível na Netflix

Um Homem entre Gigantes

 (Divulgação/Divulgação)

Baseado em fatos reais, Um Homem entre Gigantes conta a história do médico Bennet Omalu. Após diagnosticar um trauma cerebral em um jogador de futebol americano, Omalu (Will Smith) começa a investigar casos semelhantes e percebe que existe um padrão em outros atletas desse esporte.

Com o tempo, alguns esportistas desenvolvem a ETC (Encefalopatia Traumática Crônica), trauma causado devido a repetidas concussões. Mas estudar esse quadro e expor para o mundo o risco que os atletas correm significa enfrentar a NFL (Liga Nacional de Futebol Americano). A instituição tenta encobrir a situação e evitar escândalos.

Para aproximar ficção e realidade, a obra traz cenas e reportagens reais.

Disponível na Netflix