Clique e assine GE Play por R$16,90

UFBA divulga provas e gabaritos da 2ª fase

Humanas contrariaram tendência dos últimos anos, diz professor

Por Redação - Atualizado em 16 Maio 2017, 13h46 - Publicado em 15 dez 2009, 13h30

por Fábio Brandt

Provas e gabaritos da segunda fase do vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) já estão disponíveis para consulta no site da instituição. Os exames foram aplicados em 13 e 14 de dezembro com conteúdos de português, matemática, química, física, história, geografia, biologia, língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol) e uma redação.

Candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Belas-Artes, Dança e Música ainda fazem provas de habilidade específica até 17 de dezembro. O resultado final do concurso será divulgado em 31 de janeiro de 2010.

– Confira a agenda de provas específicas da UFBA
– Guia de Profissões: Artes Cênicas
– Guia de Profissões: Dança
– Guia de Profissões: Música

O vestibular da UFBA deste ano não teve grandes novidades, avalia Humberto Prates, professor de física do Interseção Vestibulares, de Salvador. Na própria prova de física, conta Prates, houve uma questão que usava a queda de um avião para perguntar sobre hidrodinâmica – fato relacionado ao noticiário de 2009. "A gente já sabia que a UFBA iria nesse ponto", comenta.

A maior diferença em relação a anos anteriores, segundo Prates, esteve nas provas de humanas, que contrariaram a tendência do vestibular e cobraram muito de atualidades. Em exatas, a prova de física esteve mais simples e "não exigiu muito conhecimento profundo da disciplina", conclui o professor.

Continua após a publicidade

LEITURAS
Para o vestibular 2011, a UFBA exigirá os mesmos livros deste ano. Na primeira fase, caem As vítimas algozes (Joaquim Manoel de Macedo), A correspondência de Fradique Mendes (Eça de Queirós), Vidas Secas (Graciliano Ramos), Quarup (Antônio Callado), Cadernos Negros; Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura) e Senhora (José de Alencar). Na segunda fase, acrescentaram-se O largo da Palma (Adonias Filho), Macunaíma (Mário de Andrade), O último vôo do flamingo (Mia Couto) e Os cem melhores poemas brasileiros do século (organizado por Italo Moriconi).

LEIA TAMBÉM

– Eça de Queirós – biografia do autor que trouxe realismo inovador

– Vidas Secas fala da opressão do homem contra o homem

– José de Alencar, biografia do fundador do romance de temática nacional

– Macunaíma – resumo e análise da obra de Mário de Andrade

Além dos livros, são cobrados os seguintes filmes, na segunda fase: A invenção do Brasil (Guel Arraes), Cidade de Deus (Fernando Meireles), Deus e o diabo na terra do sol (Glauber Rocha), O baile perfumado (Lírio Ferreira e Paulo Caldas), Diários de motocicleta (Walter Salles Jr.), O homem que copiava (Jorge Furtado), O que é isto, companheiro? (Bruno Barreto), Adeus, Lenin (Wolfganger Becker), Faça a coisa certa (Spike Lee) e O crime do padre Amaro (Carlos Carrera).

– Leia mais notícias sobre vestibular

Continua após a publicidade
Publicidade