logo-ge

Um game para aprender filosofia

Filosofia pode ser um assunto que assusta muita gente. Só falar em “Sócrates” ou “existencialismo” e o pessoal já corre, ainda mais quando se lembra de livros imensos daquela linguagem pouco acessível. Procurando ensinar filosofia de uma maneira divertida, a Superinteressante lançou um game que promete divertir muita gente (principalmente os amantes de jogos consagrados de luta como Street Fighter e Mortal Kombat). Trata-se do Filosofighters.

– Jogue o Filosofighters no site da Super!

A ideia é simples: nove filósofos emblemáticos da história, como Karl Marx, Jean-Paul Sartre e Nicolau Maquiavel, duelam em uma luta que os idealizadores chamam de “batalha de ideias”. O mais legal do conteúdo é que cada personagem tem dois golpes especiais, que remetem aos conceitos trabalhados em seus estudos.

Friedrich Nietzsche, por exemplo, o famoso filósofo alemão que tratou de valores e moralidade em seus estudos sobre o ser humano, tem dois golpes especiais: “Deus está morto” e “O Super-Homem”.

“Deus está morto” faz referência à fala de Nietzsche em “Assim Falou Zaratustra”. Para ele, a crença em Deus não tem sentido e que, sem religião, o homem pode conhecer o valor deste mundo e assumir sua própria liberdade.

Já em “O Super-Homem”, está ilustrado o conceito de “übermensch”: para o filósofo, seria aquele homem acima dos valores que regem a sociedade, acima “do bem e do mal”.

Se você já ama filosofia, corra e tente zerar o game! Se não gosta, corra também, porque é a sua chance de gostar e aprender muito.