Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Unicamp 2021: tudo que você precisa saber

Para evitar problemas por falta de planejamento, fique por dentro das principais informações sobre a prova

Por Juliana Morales 5 jan 2021, 10h52

Organização e planejamento são essenciais para que a maratona de vestibulares seja mais tranquila. Além de datas e horário de fechamento dos portões, é importante ficar atento aos materiais e documentos necessários, além da estrutura de prova. Esse ano ainda há a preocupação com as medidas de proteção da covid-19.

Para ajudar os candidatos da Unicamp 2021, separamos as principais informações sobre o vestibular da instituição de Campinas. Anota aí!

A prova

Nesta edição, a primeira fase será aplicada em dois dias no começo de 2021, para diminuir o número de estudantes e evitar aglomerações: os candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas farão a prova no dia 6 de janeiro. Já os candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde farão a prova no dia seguinte, 7 de janeiro.

A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha: 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura, 12 questões de Matemática, 8 questões de História e 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 questões de Física, 8 questões de Química, 8 questões de Biologia e 8 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.

Obras obrigatórias

Diante da dificuldade de acesso a bibliotecas e os efeitos da pandemia na educação pública e privada, a Comvest reduziu a lista de leitura obrigatória para vestibular 2021 de 12 obras para sete.

Sonetos escolhidos, de Camões;
Sobrevivendo no Inferno, do grupo Racionais Mc’s;
O Espelho, de Machado de Assis;
O Marinheiro, de Fernando Pessoa;
A Falência, de Júlia Lopes  de Almeida;
O Ateneu, de Raul Pompeia;
Sermões, de Antonio Vieira.

Horários

O acesso aos locais de prova será permitido até as 13h (horário de Brasília), mas a orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12h, com antecedência, para evitarem aglomeração e ser possível manter o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. O que o candidato deve levar para a prova

  • Álcool em gel;
  • Máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova;
  • Original do documento de identidade indicado na inscrição;
  • Canetas de cor preta em material transparente;
  • Lápis preto;
  • Borracha.

* Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

Alimentação e roupa

É permitido levar água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Para se alimentar e se hidratar, os candidatos poderão abaixar a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Continua após a publicidade

É proibido

  • Aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos;
  • Relógios do tipo smartwatch;
  • Corretivo líquido;
  • Lapiseira;
  • Caneta marca texto;
  • Boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova.

* O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Covid-19: medidas de proteção

Para a proteção de todos, o distanciamento entre os candidatos será de, no mínimo, 1,5 metro, tanto dentro como fora das salas de aula. Todos devem usar máscara o tempo todo, exceto na hora da alimentação. Os estudantes devem providenciar a própria água e é recomendável que levem álcool em gel individual.

Não haverá checagem de temperatura antes de entrar na sala, apenas se algum candidato apresentar condição de saúde suspeita. Para possibilitar o distanciamento, a Comvest ampliou o número de salas, diminuindo o número de candidatos por local de prova.

Candidatos que desrespeitarem as orientações e apresentarem algum comportamento inadequado em relação aos protocolos de segurança podem ser desclassificados.

Outras datas importantes

29 de janeiro: divulgação da lista de aprovados na 1ª fase, locais de provas da 2ª fase e notas de corte

7 e 8 de fevereiro: provas da segunda fase

11 e 12 de fevereiro: provas de Habilidades Específicas, exceto para os cursos de Música

10 de março: divulgação da lista de convocados da 1ª chamada

  • Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

    Continua após a publicidade
    Publicidade