logo-ge

Unicamp decide participar do Enade

Com entrada da universidade no programa, USP é a única grande a não participar do exame

da redação

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciou nessa terça-feira (1) que vai participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ligado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Com isso, a Universidade de São Paulo (USP) é a única grande universidade que não participa do exame.

“Tínhamos uma série de críticas à implantação e metodologia do novo sistema, como a prova por amostragem e a não adoção das visitas in loco e de outros indicadores consolidados no Provão. Ainda temos críticas e sugestões, mas o exame foi bastante aprimorado”, afirmou o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação.

Knobel acredita que há a possibilidade de um boicote por parte dos alunos. “Mais importante é mostrar ao aluno a importância de ser avaliado com coerência e seriedade, assim como verificar a qualidade do seu curso em comparação com o restante do país. Os benefícios serão todos dele”, disse.

O Enade é um exame do governo federal que avalia o desempenho dos universitários e a qualidade da instituição em termos de ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão, corpo docente e instalações, dentre outros critérios.

O programa foi regulamentado em abril de 2004, substituindo o Provão (Exame Nacional de Cursos). Ele é uma das maneiras de avaliação do Sinaes, que ainda se vale da autoavaliação, avaliação externa, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação, como censo e cadastro.

Enade 2010
A aplicação do Enade 2010 ocorre em 21 de novembro, às 13h. Deverão fazer a avaliação estudantes do primeiro e do último ano de graduação. Para cursos de bacharelado, são considerados estudantes do primeiro ano aqueles que até agosto tiverem concluído entre 7% e 22% do curso. Já estudantes considerados do último ano são aqueles que tiverem concluído pelo menos 80% do curso ou que tenham condições para concluí-lo em 2010.

As instituições de ensino superior são as responsáveis pela inscrição de todos os estudantes que podem participar do Enade 2010. A relação dos participantes selecionados será divulgada até 20 de setembro.

SAIBA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem