logo-ge

Videoaula do Curso Enem – Reações orgânicas

Descubra as principais reações orgânicas e como identificá-las

Como o próprio nome sugere, as reações orgânicas acontecem a partir de compostos deste grupo, os orgânicos. É a partir delas que a indústria produz muitos produtos que conhecemos, desde a margarina até o vinagre. Mas é claro que o processo de geração de novos compostos não é o mesmo sempre. 

Para produção da margarina, por exemplo, acontece uma reação conhecida como hidrogenação. Trata-se de um tipo de reação de adição que consiste no acréscimo de hidrogênio em algum composto orgânico. Geralmente, essa reação é utilizada na indústria alimentícia para transformar óleos em gorduras. Já no caso dos vinagres, o que acontece é a oxidação do etanol presente no vinho, gerando o ácido acético. 

É claro que as reações orgânicas não se resumem a essas duas — não poderiam ser em todo esse universo de compostos da química orgânica. Por isso, nesta aula o professor te apresenta as principais reações orgânicas que aparecem no Enem e suas subdivisões mais conhecidas. Além disso, você revisa alguns conteúdos como funções orgânicas e grupos funcionais para descobrir como eles se relacionam com esse novo conteúdo.

A aula “Reações orgânicas” integra o acervo de mais de 200 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.

Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.