logo-ge

Videoaula do Curso Enem: Teoria da Evolução

Darwinismo, lamarckismo e neodarwinismo são os temas da aula

Se a Teoria da Evolução ainda gera debates entre uma parcela da população, imagina quando foi criada, no século 19? Até chegar a sua obra principal sobre o assunto, Sobre a Origem das Espécies Através da Seleção Natural, Charles Darwin, criador da teoria, passou cinco anos viajando pelo mundo a bordo do navio Beagle. Junto com ele iam mais 70 pesquisadores, que o ajudaram a examinar de solos e fósseis aos mais variados organismos vivos.

No entanto, para não ser injusto com cientistas o antecederam, vale dizer que, apesar da indiscutível predominância do criacionismo na época, outros antes de Darwin já especulavam a origem da vida e as mudanças nas espécies. Um deles é Lamarck, que embora tenha tido suas leis do “Uso e Desuso” e da “herança dos caracteres adquiridos” depois refutadas, abriu caminho para as discussões sobre evolucionismo.

Com o tempo, nem mesmo Darwin passou ileso e alguns pontos de sua Teoria da Evolução são questionados hoje também, no chamado neodarwinismo. Nessa aula, você entenderá como surgiram, como se estruturaram e o que propunham o lamarckismo, o darwinismo e o o neodarwinismo.

A aula de Teoria da Evolução integra o acervo de mais de 180 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.

Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.