logo-ge

Videoaula do Curso Enem: Textos de comunicação e informação

O tema é frequentemente associado aos debates sobre "fake news" e democratização do acesso à informação

Já ouviu falar em função referencial ou denotativa da linguagem? Fique tranquilo que a definição é mais simples que o nome: nos estudos gramaticais, essa é simplesmente uma função com o objetivo de informar quem está lendo. 

Geralmente, textos que fazem uso dessa função são escritos em terceira pessoa e não envolvem subjetividade ou emoção. Se você pensou nos gêneros jornalísticos mais tradicionais como notícias e reportagens, está no caminho certo. 

Entre os diversos elementos da comunicação, como o emissor, o receptor, o meio e a mensagem, os textos jornalísticos têm como foco principal a mensagem, e o objetivo é que quem os lê saia mais informado sobre determinado assunto. 

Nessa aula, além de aprender a definição e elementos dos textos de comunicação e informação, você pode colocar em dia seus estudos sobre atualidades, já que o tema está profundamente ligado à educação para a mídia, combate de notícias falsas e democratização do acesso à informação. 

A aula “Textos de comunicação e informação” integra o acervo de mais de 180 vídeos do Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE, que publica novos conteúdos todas as terças e sextas-feiras para te preparar para o maior vestibular do país.

Todas as videoaulas do Curso Enem são feitas em parceria com o curso Poliedro e estão disponíveis apenas para assinantes, que podem ter acesso a todo novo conteúdo e ao já publicado nos anos anteriores, além de exercícios comentados e material de apoio, por R$ 12,90 mensais. Saiba mais sobre o curso.