Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Erro no Prouni: MEC ofertou bolsas duplicadas na 2ª chamada

O MEC disse que "as bolsas equivocadamente geradas pelo sistema serão excluídas". Ainda não se sabe quantos alunos foram afetados e se perderão a vaga

Por Juliana Morales
Atualizado em 12 set 2022, 14h58 - Publicado em 8 set 2022, 11h50

O Ministério da Educação afirmou, nesta quinta-feira (8), que, por conta de um erro, ofertou 257 bolsas duplicadas na segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). A informação foi confirmada em e-mail da pasta aos coordenadores de instituições de ensino, ao qual o G1 teve acesso.

Na mensagem, o MEC diz que “as bolsas equivocadamente geradas pelo sistema” serão excluídas para corrigir todas inconsistências detectadas. Mas, até o momento, a pasta ainda não esclareceu quantos alunos foram afetados pelo erro e se eles perderão suas vagas no Prouni. O comunicado apenas informou que todas as operações realizadas no SisProuni desde 4 de setembro deverão ser refeitas pelas universidades.

Segunda chamada do Prouni

A segunda chamada do Prouni já havia apresentado problemas até mesmo antes de ser divulgada. Prevista para o dia 29 de agosto, a publicação da lista de pré-selecionados precisou ser adiada após queixas de estudantes que não conseguiam acessar o resultado por meio da página do programa.

Foi publicado, então, um novo edital estipulando a divulgação no dia 1º de setembro. Mais uma vez, os candidatos relataram problemas para acessar o resultado, que só foi corrigido ao longo do dia.

Prouni

Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de Ensino Superior a partir do Enem. O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para participar da edição de 2022 do Prouni era necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não poderia ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos.

Compartilhe essa matéria via:

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Erro no Prouni: MEC ofertou bolsas duplicadas na 2ª chamada
Fies & Prouni
Erro no Prouni: MEC ofertou bolsas duplicadas na 2ª chamada
O MEC disse que "as bolsas equivocadamente geradas pelo sistema serão excluídas". Ainda não se sabe quantos alunos foram afetados e se perderão a vaga

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.