Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Prouni: o que fazer quando não forma turma para o curso escolhido

Calma, estudante, este não é o fim da linha. Entenda as opções caso tenha sido pré-selecionado para um curso que não formou turma

Por Taís Ilhéu 3 mar 2022, 14h36

O Prouni divulgou, nesta quarta-feira (2), a lista dos pré-selecionados na primeira edição deste ano. A aprovação, no entanto, não é motivo de comemoração para todos os candidatos. Muitos conseguiram a bolsa, mas não poderão cursar a graduação por um motivo que assombra os conhecidos de longa data do programa: a não formação de turmas.

Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE explica o que fazer nestes casos e porque este não é o fim da linha para quem sonha com uma bolsa do Prouni.

+ Prouni: começa prazo de comprovação de informações da primeira chamada

O que significa “não formar turma”

Antes, uma breve explicação sobre como funciona a seleção do Prouni. Durante quatro dias, candidatos que realizaram o Enem se inscrevem no programa e conseguem acompanhar sua classificação no curso escolhido, que varia de acordo com a própria nota e a de concorrentes. É possível mudar a primeira e segunda opção de curso até o último dia de inscrição. Ao final deste período, o programa faz um último balanço e divulga, dias depois, os pré-selecionados. É aí que entra a não formação de turma.

Muitos candidatos que teriam nota suficiente para serem pré-selecionados em sua primeira opção acabam não sendo contemplados com a bolsa. Isso porque o benefício depende da formação de turmas para aquele curso na instituição escolhida. Caso a faculdade não tenha recebido matrículas suficientes no semestre e decida não abrir uma turma, o candidato pré-selecionado no Prouni acaba ficando sem a vaga e sem a bolsa. Pelo menos a princípio.

+ A partir de março, estudante poderá renegociar dívidas do FIES em até 92%

O que acontece quando não forma turma

Depende. Caso o candidato que está pleiteando a bolsa do Prouni já esteja matriculado e cursando a graduação para a qual concorreu, a bolsa é concedida mesmo quando não são formadas novas turmas. Mas para as pessoas que ainda não estão matriculadas na instituição a maioria dos casos – as regras são outras.

O site do Prouni informa que “candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados”. Ou seja, perdem a bolsa. No entanto, o programa também prevê que estes podem continuar concorrendo na chamada seguinte para o outro curso escolhido em primeira ou segunda opção, além de poderem participar da lista de espera.

Na prática, existem ainda outras opções. Algumas instituições oferecem ao candidato a opção de ingressar em outras unidades, onde formaram turmas para o curso escolhido, ou então a possibilidade de matricular-se em um curso diferente.

Também é possível “reservar a bolsa” para os semestres seguintes. Neste caso, o candidato voltará a ser convocado pela universidade caso formem novas turmas para o curso em semestres porteriores.

Continua após a publicidade

As possibilidades costumam variar de uma instituição para a outra e, por isso, é importante que o candidato pré-selecionado busque informações junto à secretaria.

Cronograma completo do Prouni 2022/1

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

1ª chamada: 2 de março

2ª chamada: 21 de março

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 3 a 14 de março

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 21 a 29 de março

Período para manifestar interesse na lista de espera: 4 e 5 de abril

Resultado da lista de espera: 7 de abril

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade