logo-ge

Fies 1/2016 divulga resultado da chamada única

Candidatos devem concluir sua inscrição no site até o dia 6 de fevereiro

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (1º) o resultado da pré-seleção dos candidatos na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), primeiro processo de 2016. Os candidatos chamados devem concluir sua inscrição diretamente no site, até o dia 6 de fevereiro.

>> Acesse a chamada única

Entre os dias 7 a 18 de março os estudantes selecionados devem indicar, também no sistema, se efetivaram a matrícula nas instituições de ensino superior desejadas. O programa também disponibilizou a listagem dos estudantes que poderão fazer parte da lista de espera, com cinco dias de prazo para declarar interesse.

De acordo com as regras fixadas no ano passado, para participar é necessário ter obtido pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem e não ter tirado 0 na redação. O candidato também precisa apresentar renda familiar média de até 2,5 salários mínimos por pessoa.

Vagas

O Fies oferece nesta edição 250.279 financiamentos em 25.323 cursos em 1.337 instituições privadas de ensino superior.

De acordo com documento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2015, 70% das vagas para o primeiro semestre de 2016 serão destinadas para os cursos considerados pela pasta como prioritários. São eles os cursos da áreas de Saúde, Engenharia e de formação do professor.

Do total de vagas para cada microrregião, 45% destinam-se a cursos da área de Saúde, 35% aos de Engenharia e 20% aos de Licenciatura, Pedagogia e normal superior.

LEIA MAIS

– Notícias do Fies