logo-ge

Fies: Candidatos relatam problemas na inscrição; MEC nega

MEC também explicou por que atrasou a divulgação do resultado

Apesar do relato de alguns internautas sobre falhas no sistema de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) garante que não há problema com o sistema. A lista de pré-selecionados na chamada regular pode ser consultada no site do programa.

Nas redes sociais, estudantes reclamam que não é possível clicar no botão Prosseguir para finalizar a inscrição. A ação é fundamental para a complementação das informações e contratação do financiamento, o que deve ser feito até quinta-feira (8). O MEC afirmou que “o sistema estaria habilitado a qualquer momento da última terça-feira, 6, para o complemento das informações, seguindo previsão no edital”.

Ansiedade

Os resultados do Fies só foram liberados nos últimos minutos desta segunda-feira (5), o que acabou causando ansiedade nos candidatos, que relataram seu descontentamento nas redes sociais.

“Sou a favor do Fies aumentar 100 vagas a cada minuto de atraso”, disse um internauta. “A criminalidade no Brasil tá grande mesmo, sequestraram até o botão de ‘prosseguir’ do Fies, disse outro candidato.

Segundo o MEC, o horário da divulgação foi esticado por causa da necessidade de validar as informações, para evitar erros, em virtude de ser um novo processo, e também por conta da prorrogação do prazo de inscrições.

Veja o calendário do processo:

De 6 a 8 de março: complementação da inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na chamada única na modalidade do Fies.
12 de março: resultado da pré-seleção na modalidade do P-Fies, para renda familiar de até cinco salários mínimos.
Até 30 de março: candidatos participantes da lista de espera na modalidade do Fies em que forem pré-selecionados deverão complementar sua inscrição no Fies Seleção. O prazo é de três dias úteis, a contar da divulgação da pré-seleção.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rafael Halles do Valle

    e quem não conseguiu se inscrever até o dia 08 por causa do problema ao prosseguir, sendo que foi tentado em 2 pc e 2 celulares diferentes em todos os navegadores… Vai perder a vaga? Isto é justo?

    Curtir