logo-ge

Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça (26)

No início desta semana, o MEC divulgou que os alunos que contrataram o Fies e estão inadimplentes poderão renegociar as dívidas a partir do segundo semestre

O período de inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao 1º semestre de 2018, termina nesta terça-feira (26).

O processo seletivo estava aberto desde o dia 28 de maio, mas os prazos para as inscrições variaram dependendo do perfil do candidato.

Veja também

Até as 23h59 de hoje podem se candidatar os interessados que se enquadram nos seguintes perfis:

  • não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados;
  • não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados;
  • já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados;
  • já tenham concluído o ensino superior e tenham quitado financiamento estudantil anterior e que se inscrevam para vaga remanescente em curso de IES em que estejam matriculados.

Para concorrer, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e ter a média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além disso, possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 2.862. 

Como faço para me inscrever?

Para se candidatar às vagas remanescentes, o candidato deverá fazer sua inscrição exclusivamente pela internet, na página do Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção), no período correspondente ao perfil em que se encaixa.

Importante: após a realização da inscrição à vaga remanescente, a alteração de qualquer dado ou informação somente poderá ser feita pelo candidato mediante o cancelamento da inscrição efetuada.

O que fazer depois da inscrição?

No prazo de 2 dias úteis após a realização da inscrição, o candidato precisa preencher todas as informações requeridas pelo FiesSeleção para complementação de sua inscrição.

Depois disso, deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da respectiva IES para validar suas informações nos 3 dias subsequentes ao da conclusão da inscrição.

Mais informações, acesse o site do Fies.

Renegociação das dívidas

Nesta segunda-feira (25), o Ministério da Educação (MEC) divulgou que os alunos que contrataram o Fies e estão inadimplentes poderão renegociar as dívidas a partir do segundo semestre deste ano.

O procedimento deverá ser feito junto à Caixa Econômica Federal, agente financiador do fundo. A Lei nº 13.682, que trata dos Fundos Constitucionais de Financiamento e que permite a renegociação, foi publicada na última semana, no Diário Oficial da União. Em breve, as regras para a renegociação serão publicadas. 

Segundo o MEC, o Fies possui atualmente 2,7 milhões de contratos e um elevado número de 453 mil estudantes inadimplentes, todos sem chances de negociar com a Caixa Econômica Federal. No momento, este índice de devedores equivale a um débito total de R$ 10 bilhões com o fundo.