O Ministério da Educação (MEC) adiou pela segunda vez o resultado da pré-seleção do P-Fies, uma das modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado, previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (23), só sairá na próxima segunda-feira (26), no site do programa.
Segundo a pasta, o prazo foi ampliado para que os bancos conveniados entregassem as análises de crédito à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do MEC.
Quem pode participar
Para concorrer, exclusivamente, na modalidade P-Fies, é necessário ter realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem e nota acima de zero na redação.
Além disso, comprovar renda familiar mensal bruta entre 3 e 5 salários mínimos, por pessoa. Estão sendo oferecidas 75 mil vagas nessa modalidade.
Classificação e lista de espera
A classificação dos candidatos será de acordo com a nota do Enem e somente se concretizará caso haja pré-aprovação do financiamento por pelo menos um agente financeiro operador de crédito. Se o participante não conseguir essa aprovação, perderá a vaga no P-Fies.
O MEC não interfere neste procedimento. A responsabilidade é exclusiva dos agentes financeiros operadores de crédito que tenham relação jurídica com as instituições de ensino.
Na modalidade P-Fies não existe a etapa de lista de espera nem a de complementação de informações.
O que fazer se for pré-selecionado
Após ser pré-selecionado no P-Fies, o candidato deve:
- Comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) para validar suas informações em até 5 dias após o resultado;
- Se a CPSA aprovar as informações, o estudante deve comparecer a um agente financeiro, a partir do terceiro dia útil, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação. Ele tem até 10 dias para realizar essa fase;
- Caso o contrato seja aprovado pelo agente financeiro, o candidato deve formalizar o financiamento.
Para mais informações, acesse este link.