logo-ge

MEC diz que inscrições do Prouni vão abrir ainda nesta terça (28)

Período de inscrições é prorrogado por um dia e vai até sábado (1º)

Após liberar, com quase 20 horas de atraso, o resultado do Sisu, depois que o STJ derrubou a liminar que impedia sua divulgação, o MEC anunciou que abrirá na noite desta terça (28) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). O ministério prorrogou o período por um dia. Agora, ele vai até sábado (1º).

A suspensão das inscrições do Prouni estava ligada à divulgação dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada cancelada na última sexta-feira (24). Já que o resultado do Sisu era condição prévia para o início das inscrições do Prouni, evitando que um estudante concorresse às bolsas e, depois, descobrisse que conseguiu vaga numa instituição pública. Os dois processos voltaram a funcionar.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) ou de 50% a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Um dos critérios de avaliação do programa é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato precisa ter obtido nota maior que zero na redação e a média aritmética das provas deve ser superior a 450 pontos.

Veja também

O outro critério é que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas, ou em escolas privadas com bolsa integral. A exceção é para pessoas portadoras de deficiência ou professores da rede pública de ensino em exercício. Concorre às bolsas integrais quem comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, e às bolsas de 50% que comprovar até três salários.