Nesta quarta-feira (8), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), abre o prazo para estudantes que aderiram ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro de 2017 renovarem seus contratos.
O procedimento deve ser feito por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFies) até 31 de outubro. Já as solicitações de transferência de curso ou instituição ou dilatação do financiamento (para quem precisa de mais tempo para se formar) devem ser feitas até 30 de setembro. Neste semestre, cerca de 890 mil novos contratos devem ser renovados.
Os contratos do Fies precisam ser renovados todos os semestres. Inicialmente, o pedido de aditamento é feito pelas instituições de ensino, para que depois as informações sejam validadas pelos estudantes no SisFies.
Se o aditamento precisar de alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante deve levar a nova documentação ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica) para finalizar a renovação. Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
Os aditamentos de contratos firmados em 2018 seguirão cronograma a ser divulgado pela Caixa, que agora tem a função de agente operador do Fies.