Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Prouni: começa prazo de comprovação de informações da primeira chamada

Os candidatos têm até o dia 14 de março para apresentar a documentação na universidade escolhida. Não cumprir esta etapa implica na perda da bolsa

Por Juliana Morales 3 mar 2022, 12h16

A partir desta quinta-feira (3), os pré-selecionados em primeira chamada no Prouni devem apresentar a documentação que comprove as informações declaradas durante a inscrição. O prazo para a comprovação vai até o dia 14 de março. Os convocados devem checar também, no site da faculdade, quais serão os dias, horários e locais de atendimento para recebimento da documentação. Lembrando que a perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do candidato. 

Entre os documentos exigidos pelo Prouni, o candidato deverá apresentar original e cópia dos documentos de identidade de todo o grupo familiar, comprovante de residência e comprovante de renda. Confira a lista completa aqui.

Além disso, algumas faculdades podem ainda submeter os aprovados a um processo seletivo próprio. No momento da inscrição no Prouni, os candidatos podiam consultar as instituições que optariam por esse processo. Para encontrar informações sobre a natureza e os critérios de aprovação dessas provas, os estudantes também devem acessar as páginas das próprias universidades em questão.

O Prouni divulgou os pré-selecionados na primeira chamada desta edição do programa na última quarta-feira (2). O resultado individual e a lista de candidatos pré-selecionados estão disponíveis no site do programa e nas páginas das instituições de ensino participantes.

+ Prouni: 7 situações que podem fazer você perder a bolsa de estudo

Segunda chamada

O candidato que não for pré-selecionado na primeira chamada ainda tem chance de ser convocado na segunda chamada, que será divulgada no dia 21 de março.

Ao final das duas chamadas, o estudante que não conseguiu uma bolsa de estudos poderá manifestar interesse em participar da lista de espera. Nessa etapa, as instituições de ensino poderão convocar candidatos para preenchimento de bolsas eventualmente não ocupadas.

Prouni

Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Enem. O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

+ Ministério da Educação reúne acesso ao Prouni, Fies e Sisu em novo portal

Cronograma completo do Prouni

Inscrições: 22 a 25 de fevereiro

Continua após a publicidade

1ª chamada: 2 de março

2ª chamada: 21 de março

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 3 a 14 de março

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 21 a 29 de março

Período para manifestar interesse na lista de espera: 4 e 5 de abril

Resultado da lista de espera: 7 de abril

Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Continua após a publicidade

Publicidade