CNU: que cor de caneta levar para o ‘Enem dos Concursos’?
Saiba qual é a única cor de caneta permitida no dia da prova
Separe os documentos, o lanche da tarde – em embalagem lacrada! – e escolha uma roupa confortável: o primeiro Concurso Nacional Unificado (CNU) está chegando! Neste domingo (5), os candidatos enfrentam as seis horas de exame do concurso e além dos conhecimentos adquiridos durante os meses de estudo, precisam levar itens obrigatórios para o local de prova. Afinal, a caneta é preta ou azul? Pode levar lápis e borracha? Confira!
+ Governo Federal decide não adiar CNU no Rio Grande do Sul
Qual caneta usar no Concurso Nacional Unificado
O material permitido no dia da prova é somente caneta preta de material transparente. Não serão fornecidas canetas e os candidatos não podem se comunicar durante as provas, por isso o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), organizador do exame, recomenda que o participante leve mais de uma.
Outros materiais, como caneta azul, lápis e borracha, não podem permanecer na mesa do candidato durante a prova, assim como envelope porta-objetos que será disponibilizado para guardar os aparelhos eletrônicos do participante, sendo eles o telefone celular, relógios, entre outros. Então, coloque tudo dentro da bolsa ou mochila e deixe debaixo da cadeira como descrito no manual do concurso.
+ Local de prova do CNU: veja como conferir no cartão de confirmação
O que é o ‘Enem dos Concursos’
Criado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o objetivo da prova é substituir a infinidade de concursos públicos que ocorrem pelo país, dando ao candidato a oportunidade de concorrer a várias vagas a partir de um mesmo exame, por isso o apelido de ‘Enem dos Concursos Públicos’.
Esta é sua primeira edição e são oferecidas 6.640 vagas em 21 órgãos federais. A prova terá duas etapas aplicadas no mesmo dia, totalizando seis horas de exame. Durante o intervalo entre as aplicações, o participante não poderá permanecer no local de prova, então, é preciso ficar atento aos horários de abertura e fechamento dos portões descritos no manual do candidato, que segue o horário de Brasília.
+ CNU: veja os horários da prova e se planeje para o concurso
Calendário do Concurso Nacional Unificado
- 5 de maio: Aplicação das provas
- 7 de maio: Divulgação do Gabarito
- 21 de junho: Divulgação das notas das provas objetivas e discursiva
- 30 de julho: Resultado final
O cronograma completo, com todas as etapas, está disponível no edital do concurso.
+ CNU: quais documentos levar para o concurso?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.