Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Encceja 2020: confira o gabarito e saiba como pedir reaplicação da prova

Prova dá acesso ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Confira calendário, orientação para a reaplicação e dicas para os próximos exames

Por Alexandre de Melo
Atualizado em 1 set 2021, 20h43 - Publicado em 31 ago 2021, 10h49

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram aplicadas neste domingo (29) em 622 cidades. O exame dá acesso ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, cerca de 1,6 milhão de pessoas se inscreveram na avaliação deste ano. 

Reaplicação

Os pedidos de reaplicação podem ser solicitados até sábado (4) pelo Sistema Encceja. Os candidatos que tiverem o pedido de reaplicação aprovado farão o exame nos dias 13 e 14 de outubro, mesmo dia da aplicação para privados de liberdade (Encceja PPL).

Podem solicitar a reaplicação somente participantes que fizeram prova em locais afetados por problemas logísticos ou para quem teve sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova. Segundo o edital do Encceja, algumas das doenças listadas são: Covid-19, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, coqueluche, doença meningocócica, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela. Os problemas logísticos que são dados como exemplo no edital são desastres naturais e falta de energia elétrica.

É necessário anexar atestados médicos ou declaração informando o problema logístico. Os documentos precisam ser anexados em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

 

Gabarito

Os gabaritos das provas objetivas  foram divulgados na quarta-feira (1°),  neste link.  A avaliação contou com quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Os temas das redações deste ano foram: “Abandono afetivo do idoso no Brasil” para alunos de Ensino Fundamental e “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil” para os candidatos do Ensino Médio.

Para ser aprovado, o candidato deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e obter pontuação igual ou superior a 5 na redação.

Dica para o Encceja

No portal Inep, o estudante encontra uma série de materiais de estudos. É possível acessar os cadernos de questões e gabaritos de aplicações anteriores, além de apostilas gratuitas com conteúdo voltado especialmente para quem pretende buscar a certificação. Confira aqui.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

As habilidades verificadas no Encceja são diferentes de outros exames. As competências cobradas são referentes ao conteúdo que os candidatos aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais. As questões trazem situações-problema do cotidiano para avaliar o conhecimento técnico-científico.

Acesse o gabarito e o Caderno de Questões

 

Publicidade
Encceja 2020: confira o gabarito e saiba como pedir reaplicação da prova
Notícia
Encceja 2020: confira o gabarito e saiba como pedir reaplicação da prova
Prova dá acesso ao certificado de conclusão do Ensino Fundamental e Médio. Confira calendário, orientação para a reaplicação e dicas para os próximos exames

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.