Inscrições abertas para cursinho popular da Faculdade de Direito da USP
Candidatos têm até o dia 15 de julho para se inscreverem na primeira etapa do processo seletivo, que conta com dois formulários e o envio de uma redação
O Cursinho Popular Arcadas, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas até o dia 15 de julho. O processo seletivo é referente às turmas do segundo semestre de 2022 e, ao todo, serão ofertadas 120 vagas. As inscrição podem ser feitas acessando este link e mediante o pagamento de uma taxa de R$ 22,50. Não há limite mínimo ou máximo de idade para participar do processo seletivo, mas é necessário que o candidato seja formado no ensino médio ou esteja cursando o terceiro ano. Além disso, é obrigatório ter tomado ao menos duas doses da vacina contra a covid-19.
Durante a inscrição, o candidato deverá responder a um questionário socioeconômico e um outro sobre sua disponibilidade de horários. Também será solicitada uma redação nos moldes do Enem sobre o tema Os Desafios da Mobilidade Urbana no Brasil. Os textos motivadores podem ser encontrados no edital do processo seletivo. Todos terão até o dia 15 de julho para realizarem toda a primeira etapa.
Os candidatos que responderem aos dois questionários, fizerem a redação e pagarem a taxa de inscrição no processo seletivo passarão automaticamente para a segunda etapa. Esta fase consiste em uma entrevista socioeconômica, na qual os inscritos deverão levar os documentos necessários para comprovar as informações prestadas no questionário da primeira etapa.
As entrevistas serão feitas presencialmente, no prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, entre os dias 18 e 20 de julho. As datas e horários de cada uma das entrevistas serão publicadas na página do Facebook do cursinho em 16 de julho.
Durante o processo seletivo, serão reservadas 50% das vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas. Outras cinco vagas serão reservadas para candidatos transgêneros.
A lista de aprovados em primeira chamada para o cursinho será divulgada no dia 21 de julho, até às 19h, através de e-mail para os candidatos e também na página do Facebook do cursinho. A matrícula dos ingressantes deverá ser feita entre os dias 22 e 23 de julho. Não há mensalidades durante o cursinho, mas é obrigatório o pagamento da taxa de matrícula de R$ 50.
As aulas ocorrerão em duas turmas distintas. Em uma delas as aulas ocorrem no período matutino (8h às 13h), somente aos sábados, e na outra no período vespertino (14h às 18h), de segunda à sexta-feira. O curso tem início em 25 de julho, para a turma semanal, e no dia 30 de julho para a turma de sábado, e serão presenciais no prédio da Faculdade de Direito do Largo São Francisco (centro de São Paulo).
Para mais informações sobre o processo seletivo do Cursinho Popular Arcadas, acesse o edital disponibilizado aqui.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.