Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Lula diz que Novo Ensino Médio não será revogado

Presidente afirmou que o cronograma de implementação do modelo está apenas suspenso e que ele será discutido para "aperfeiçoamento"

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 6 abr 2023, 14h45 - Publicado em 6 abr 2023, 14h43

O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (6), que o governo não deve revogar o Novo Ensino Médio. Em encontro com jornalistas em Brasília, ele justificou que o modelo será discutido com entidades para ser “aperfeiçoado”. Desde quarta-feira (5), o cronograma de implementação do Novo Ensino Médio está paralisado pelo prazo que durar a consulta pública criada para discutir o tema – inicialmente, 90 dias.

“Não vamos revogar. Suspendemos e vamos discutir com todas as entidades interessadas em discutir como aperfeiçoar o Ensino Médio nesse país”, declarou Lula. Segundo o presidente, a ideia é alcançar um acordo que deixe “todas as pessoas satisfeitas com o Ensino Médio”.

A missão não é fácil. Há uma forte disputa pela revogação do Novo Ensino Médio. Professores, especialistas em educação e estudantes pedem a revogação do modelo, alegando que ele acirra as desigualdades educacionais no país.

A reforma prevê mudanças no currículo escolar, que passa a ser dividido entre uma formação geral prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os itinerários formativos, que tomarão 40% da carga horária de todo o Ensino Médio. Cabe aos estudantes escolherem o itinerário no qual querem se aprofundar dentre cinco opções (Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ensino Técnico).

Continua após a publicidade

Na prática, no entanto, não é o que vem ocorrendo. Uma nota técnica publicada em junho de 2022 pelo Repu (Rede Escola Pública e Universidade), grupo de estudos da UFABC, aponta que no estado de São Paulo a oferta de itinerários formativos varia de acordo com o perfil socioeconômico de cada escola: aquelas que abrigam estudantes mais pobres e de famílias menos escolarizadas tendem a oferecer menos possibilidades.

Uma reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo mostrou que essa realidade se replica em outros estados: escolas de Alagoas e do Rio Grande do Sul estão sorteando os itinerários disponíveis entre os alunos, a fim de equilibrar o tamanho das turmas e adequar o formato à realidade da escola.

Por outro lado, os defensores do novo modelo se opõem fortemente à revogação. Secretários estaduais de educação se manifestaram contra a suspensão do cronograma do Novo Ensino Médio, alegando que muitos esforços já foram colocados na reforma. Em nota, o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) afirmou que a adequação do Enem ao novo formato em 2024 ficou comprometida com a paralisação do cronograma.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A Fenep, federação que representa as escolas particulares, também se manifestou contra a decisão do MEC e considera entrar na justiça contra a suspensão da implementação do modelo.

Para defensores do modelo, a revogação do Novo Ensino Médio é um retrocesso e desperdiça a chance de rediscutir esta etapa de ensino no Brasil.

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Lula diz que Novo Ensino Médio não será revogado
Notícia
Lula diz que Novo Ensino Médio não será revogado
Presidente afirmou que o cronograma de implementação do modelo está apenas suspenso e que ele será discutido para "aperfeiçoamento"

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.