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Lula diz que Novo Ensino Médio “não vai ser do jeito que está”

Em entrevista, presidente afirmou que a reforma deve passar por revisões, mas não confirmou uma revogação

Por Taís Ilhéu
Atualizado em 21 mar 2023, 13h08 - Publicado em 21 mar 2023, 12h04
lula
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
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O presidente Luis Inácio Lula da Silva comentou, nesta terça-feira (21), sobre a possível revisão do Novo Ensino Médio. Em entrevista transmitida ao vivo pelo Brasil 247, Lula disse que a reforma “não vai ser do jeito que está” e que conversou com o ministro da Educação, Camilo Santana, sobre caminhos para adequação. Grupos de pesquisas, entidades educacionais e estudantis pedem a revogação do Novo Ensino Médio.

“Ele [Camilo Santana] vai conversar com outros sindicatos para que a gente possa estabelecer, tanto com os educadores quanto com alunos, uma nova discussão sobre o Ensino Médio […] eu tenho certeza que vai fazer aquilo que for melhor para os estudantes”, afirmou Lula.

O presidente também comentou sobre o assunto nas redes sociais.

No dia 9 de março, o MEC (Ministério da Educação) abriu uma consulta pública para discutir a implementação da reforma. Segundo portaria publicada, a consulta terá duração de 90 dias e estão previstas audiências públicas, oficinas de trabalho, seminários e pesquisas nacionais com a comunidade escolar de todo o país.

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Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio passou a ser oficialmente implementado no país no início de 2022. A ideia é que a implementação seja gradual, começando pelo primeiro ano do Ensino Médio até ser finalizada em 2024, abrangendo os três anos desta etapa de ensino.

A reforma prevê mudanças no currículo escolar, que passa a ser dividido entre uma formação geral prevista na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os itinerários formativos, que tomarão 40% da carga horária de todo o Ensino Médio. Caberá aos estudantes escolherem o itinerário no qual querem se aprofundar dentre cinco opções (Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ensino Técnico).

Críticos da reforma apontam, no entanto, que escolas mais vulneráveis tendem a oferecer menos opções de itinerários aos estudantes. Outra fragilidade da reforma é a oferta de novas disciplinas pouco estruturadas. “Brigadeiro caseiro” e “RPG” aparecem entre as matérias ofertadas na rede estadual de São Paulo, que já reúne ao menos 1526 disciplinas, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Professores queixam-se de não terem formação adequada para lecionar fora de suas áreas.

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