Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Malala sobre Talibã: ‘Tem medo de meninas educadas e mulheres empoderadas’

Estudantes afegãs retornariam às escolas esta semana mas foram mandadas para casa pelo grupo fundamentalista

Por Karolina Monte
Atualizado em 28 mar 2022, 19h29 - Publicado em 25 mar 2022, 11h13

Malala Yousafzai, ativista paquistanesa e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, se pronunciou nas redes sociais e lamentou o novo fechamento das escolas para meninas no Afeganistão. “Eu tinha uma esperança para hoje: que as meninas afegãs não fossem mandadas de volta para casa. Mas o Talibã não cumpriu sua promessa”, escreveu no Twitter na quarta-feira (23).

Impedidas de frequentarem as aulas desde que o Talibã assumiu o poder no país, em agosto de 2021, as meninas se viram esperançosas com uma aparente permissão do grupo extremista para que pudessem retornar aos estudos nesta semana, mas não foi o que ocorreu. Apenas algumas horas após o início das aulas, os líderes do Talibã ordenaram o retorno das garotas para suas casas. Agências internacionais relataram revolta e decepção entre as estudantes.

Para Malala, que já sofreu com a repressão do Talibã e tornou-se um símbolo na luta pelo direito à educação, o grupo continuará “encontrando desculpas para impedir que as meninas aprendam porque tem medo de meninas educadas e mulheres empoderadas.”

A chefe da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), Audrey Azoulay, também criticou os talibãs: “Hoje a promessa de um retorno à escola para milhões de alunas de ensino médio foi quebrada no Afeganistão. É um retrocesso enorme. O acesso à educação é um direito fundamental”.

Desde que afastou as meninas de 12 a 19 anos das escolas, o Talibã afirma que precisa de mais tempo para reorganizar as escolas e, assim, garantir que homens e mulheres estudem em espaços separados e sob uma administração de princípios islâmicos.

O Talibã no Afeganistão

Em agosto de 2021, o Talibã tomou a capital do Afeganistão, Cabul, e voltou ao poder após quase 20 anos. A reascensão do grupo aconteceu em paralelo à retirada das tropas americanas do país. O presidente, Ashraf Ghani, apoiado pelos Estados Unidos, fugiu e não ofereceu resistência.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A volta do Talibã colocou entidades defensoras dos Direitos Humanos em alerta, já que histórico do grupo no país (e em outros) aponta para graves violações. Entre 1996 e 2001, quando o os talibãs controlavam o Afeganistão, foram estipuladas medidas rigorosas especialmente para as mulheres, que perderam o direito à educação e a liberdade de ir e vir sem estarem acompanhadas de um homem. 

Três livros para entender o Talibã e as mulheres

  • Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã – Aos dezesseis anos, Malala Yousafzai tornou-se a pessoa mais jovem a ser agraciada com um prêmio Nobel da Paz. O motivo? A jovem paquistanesa virou um símbolo de resistência contra o Talibã ao defender o direito das meninas e mulheres à educação. Malala quase pagou com a própria vida quando foi baleada à queima-roupa pelo grupo extremista dentro de um ônibus escolar. A história da menina que sobreviveu ao Talibã é contada por ela própria neste livro escrito em parceria com a jornalista Christina Lamb.
  • As meninas ocultas de Cabul: Em Busca De Uma Resistência Secreta No Afeganistão – Neste livro, a jornalista sueca Jenny Nordberg lança luz sobre uma prática afegã que, por muito tempo, foi desconhecida no Ocidente: a “bacha posh”. Durante os primeiros anos de controle do Talibã no país, familiares escolhiam criar suas filhas como meninos para que elas pudessem usufruir de mais direitos.
  • O segredo do meu turbante – Diferente das meninas do “bacha posh”, que desde o nascimento são criadas como meninos, a afegã Nadia Ghulam foi criada como menina até os 8 anos. A partir daí, no entanto, sua vida sofreu uma virada. Sua casa foi destruída por uma bomba, seus familiares morreram e ela acabou com o rosto e o corpo deformados pelas queimaduras. Escolheu, então, assumir a identidade do irmão morto na tragédia e viver como um homem para fazer frente ao Talibã. Este livro reconta sua história.

*O Guia do Estudante tem uma parceria com a Amazon e recebe uma comissão pelas vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A curadoria de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação deste post.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o PASSEI! e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Publicidade
Malala sobre Talibã: ‘Tem medo de meninas educadas e mulheres empoderadas’
Notícia
Malala sobre Talibã: ‘Tem medo de meninas educadas e mulheres empoderadas’
Estudantes afegãs retornariam às escolas esta semana mas foram mandadas para casa pelo grupo fundamentalista

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.