Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Marcos Pontes ironiza apagão do Lattes: ‘Vai morrer por causa disso?’

O ministro esclareceu que não deve haver perda de dados após a queda do sistema

Por Giulia Gianolla 29 jul 2021, 10h45

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, se manifestou sobre a indisponibilidade do sistema Lattes, banco de dados sobre a pesquisa brasileira. Segundo ele, não há risco de perda de dados, ao contrário do que temiam professores e pesquisadores. 

O ministro disse em seu Instagram, por meio de um quadro chamado “Diário de Bordo”, que “houve um problema em um componente de um dos computadores do CNPq”, provocando prejuízos de interface. “Então, não se consegue ter acesso aos dados (neste momento)”. 

Fachada da sede do CNPq
O sistema Lattes armazena currículo de milhares de pesquisadores brasileiros. A plataforma está fora do ar desde o dia 23. MCTIC/Reprodução

Pontes esclareceu que há um backup para os dados indisponíveis e que o problema atual não deve afetar o pagamento de bolsas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo ele, uma empresa de manutenção identificou o problema e já está fazendo o reparo. No entanto, ainda não há previsão de volta para o sistema.

No vídeo, o ministro brinca: “É como furar um pneu, não dá para prever, simplesmente acontece. Não há sistema infalível. Pessoal vai morrer por causa disso? Não.”

O Lattes e a plataforma Carlos Chagas estão fora do ar desde a última sexta-feira (23).

  • Continua após a publicidade
    Publicidade