Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Máscara deixa de ser obrigatória em áreas abertas das escolas em SP

Governo do estado avalia liberar totalmente o uso da máscara até o final de março. Por enquanto, o item segue obrigatório em espaços fechados

Por Taís Ilhéu
9 mar 2022, 15h17

Nesta quarta-feira (9), o governo do estado de São Paulo anunciou novas regras sobre o uso de máscara em locais abertos. Ficou decidido que o item de proteção não é mais obrigatório ao ar livre. O mesmo vale para as escolas: em espaços abertos, como quadras, professores e alunos não são mais obrigados a usarem máscaras. Segundo o governador do estado, João Doria (PSDB), o item segue indispensável em áreas fechadas, como salas de aula.

O secretário de educação de São Paulo, Rossieli Soares, afirmou que mesmo quadras esportivas cobertas dispensam o uso de máscara. A decisão vale para todas as escolas do estado, independente do nível de vacinação das crianças e adolescentes. A expectativa do governo estadual é que a liberação completa do item, incluindo em ambientes fechados, aconteça ainda em março. “Com o crescimento da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, poderemos em duas semanas avaliar a liberação completa”, afirmou Doria em coletiva.

A flexibilização do uso de máscaras ocorre em um momento de queda de internações por covid-19 e aumento da cobertura vacinal. Segundo a prefeitura de São Paulo, a capital já imunizou mais de 80% da população entre 5 e 11 anos com a primeira dose. Outras capitais como Rio de Janeiro, Cuiabá e São Luiz também já dispensaram o item ao ar livre. Em Santa Catarina, crianças de 6 a 12 anos já não são mais obrigadas a usarem máscaras nas escolas, seja em espaços abertos ou fechados.

Para os especialistas, a liberação ao ar livre é coerente com o estágio da pandemia, mas ainda é cedo para deixar a máscara de lado nos locais fechados. “Menos de 1% da transmissão acontece ao ar livre. Flexibilizar nesse caso não me parece tão crítico. Acho que a grande questão é ter uma dimensão da diferença de riscos e espaços”, afirmou Vitor Mori, membro do Observatório Covid-19 BR, em entrevista ao jornal O Globo.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Máscara deixa de ser obrigatória em áreas abertas das escolas em SP
Notícia
Máscara deixa de ser obrigatória em áreas abertas das escolas em SP
Governo do estado avalia liberar totalmente o uso da máscara até o final de março. Por enquanto, o item segue obrigatório em espaços fechados

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.