Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Na pandemia, número de crianças não alfabetizadas sobe para 41%

Estudo aponta que essa é a maior taxa dos últimos 10 anos. Crianças negras e pobres foram desproporcionalmente afetadas

Por Luccas Diaz
Atualizado em 8 fev 2022, 15h57 - Publicado em 8 fev 2022, 15h20

Um levantamento divulgado pela ONG Todos Pela Educação  nesta terça-feira (8) mostra que 40,8% das crianças de 6 e 7 anos no Brasil não sabem ler e escrever. O estudo, intitulado “Impactos da pandemia na alfabetização de crianças“, foi feito a partir de respostas colhidas entre 2012 a 2021 pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na Pnad, uma das perguntas feitas ao responsável pelo domicílio questiona se a criança residente sabe ler e escrever.

O número atual é o maior registrado pelo levantamento, que leva em consideração os resultados a partir de 2012. Neste primeiro ano, o porcentual de crianças não alfabetizadas na faixa etária era de 28,8%. O aumento mais expressivo ocorreu nos últimos dois anos, demonstrando o impacto negativo da pandemia da Covid-19 no acesso à Educação.

Gráfico mostra percentual de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil
Percentual de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil (IBGE/Pnad Contínua/Elaboração: Todos Pela Educação/Reprodução)

Em 2019, o número de crianças de 6 a 7 anos que não sabiam ler e escrever era de 1,429 milhão, equivalente a 25,1% das crianças dessa idade. Em 2021, após cerca de um ano e meio em pandemia, o número saltou para 2,367 milhões, ou 40,8% das crianças. O aumento representa uma alta de 66,3% e se junta aos altos índices de evasão escolar que o país registrou no último ano.

+ Como a pandemia agravou a evasão escolar no Brasil

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Desigualdades racial e socioeconômica

Segundo o levantamento, a desigualdade educacional entre crianças brancas e crianças negras (pretas e pardas) agravou-se nos últimos dois anos. Os dados mostram que, em 2019, crianças pretas e pardas não alfabetizadas representavam, respectivamente, 28,8% e 28,2% da faixa etária. Em 2021, os números sobem e alcançam quase a metade do grupo, chegando a 47,4% e 44,5%. Entre as crianças brancas, durante o mesmo período, o percentual de não alfabetizados passou de 20,3% para 35,1%.

Percentual de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil (Por raça/cor, de 2012 a 2021)
Percentual de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil, por raça/cor, de 2012 a 2021 (IBGE/Pnad Contínua/Elaboração: Todos Pela Educação./Reprodução)

O mesmo ocorreu com as crianças que pertencem a famílias com menor renda domiciliar per capita ou seja, as mais pobres. Nestes casos, o número de não alfabetizados subiu de 33,6% em 2019 para 51% em 2021. Entre os mais ricos, também houve um aumento de 11,4%, em 2019, para 16,6%, em 2021. De acordo com a ONG, o resultado reforça a ideia de que o impacto educacional da pandemia é ainda mais preocupante para crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Percentual de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil (Por quartil de renda domiciliar per capita do domicílio, de 2012 a 2021)
Percentual de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil, por quartil de renda domiciliar per capita do domicílio, de 2012 a 2021 (IBGE/Pnad Contínua/Elaboração: Todos Pela Educação./Reprodução)

Política Nacional de Alfabetização

A erradicação da alfabetização foi instituída pela Constituição Federal de 1988. De lá para cá, programas, políticas públicas e projetos encontram dificuldades para alcançar esse objetivo. Desde 2019, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), possui a Política Nacional de Alfabetização (PNA), programa que complementa a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e busca sanar os problemas que impedem a garantia ao processo de alfabetização no Brasil.

Por meio da defesa da ciência e da participação da família no processo de alfabetização, a PNA institui que toda criança brasileira deve ser alfabetizada até o terceiro ano do Ensino Fundamental, com fluência oral, compreensão de textos e produção de escrita.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Na pandemia, número de crianças não alfabetizadas sobe para 41%
Notícia
Na pandemia, número de crianças não alfabetizadas sobe para 41%
Estudo aponta que essa é a maior taxa dos últimos 10 anos. Crianças negras e pobres foram desproporcionalmente afetadas

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.