Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Projeto da USP oferece curso de Astronomia só para meninas

As inscrições, destinadas a meninas de 14 a 17 anos, estão abertas até o dia 29 de maio

Por Juliana Morales Atualizado em 19 Maio 2022, 18h15 - Publicado em 17 Maio 2022, 15h43

É preciso desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas. Esse é um dos principais objetivos do projeto Astrominas, idealizado por mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas da Universidade de São Paulo. Para disseminar essa mensagem, o Astrominas realiza um curso gratuito em julho sobre Astronomia para garotas de 14 a 17 anos. As inscrições para a edição deste ano estão abertas até o dia 29 de maio.

Astrominas 2022

A edição de 2022 do Astrominas será realizada exclusivamente em formato online, do dia 2 a 22 de julho. O curso abordará questões de Astronomia, Ciências Atmosféricas, Geofísica, Geociências, Física, Oceanografia, Astrobiologia, Matemática e Ciências Humanas relacionadas a Gênero. Os conteúdos foram elaborados por mais de 60 cientistas parceiras do projeto.

As participantes confirmadas serão distribuídas em grupos de discussão no WhatsApp liderados por mentoras, que poderão ser estudantes de graduação, pós-graduação e cientistas.

Cada estudante deverá reservar de 3 a 4 horas diárias para se dedicar às atividades, que poderão ser realizadas de forma assíncrona (no horário que a participante tiver disponível). Quem realizar todas as atividades obrigatórias irá receber um certificado digital ao final do curso, que terá uma carga horária de 45 horas.

Serão oferecidas 400 vagas, distribuídas da seguinte forma: 20% das vagas entre estudantes de grupos PPI (pretos, pardos e indígenas); 60% das vagas entre estudantes de escolas públicas (PPI e não-PPI) e 20% das vagas entre estudantes de escolas privadas (PPI e não-PPI). O total de vagas oferecidas poderá ser ampliado até a data do sorteio, de acordo com a organização do curso.

Requisitos

– Se identificar com o gênero feminino (cis ou trans);

– Ter entre 14 e 17 anos completos até 30/06/2022;

Continua após a publicidade

– Estar regularmente matriculada em uma escola de Educação Básica;

– Possuir um dispositivo com conexão à internet para participar das atividades.

Inscrições e sorteio

As inscrições acontecem por meio do preenchimento de um formulário. Caso o total de inscrições for superior ao total de vagas oferecidas, será realizado sorteios no dia 3 de junho para definir os nomes selecionados.

Serão três sorteios, um para cada modalidade: PPI (pretos, pardos e indígenas), matriculadas em escolas da rede pública brasileira (municipal, estadual ou federal), e estudantes de escolas privadas.

No mesmo dia do sorteio será divulgada a primeira chamada.

Para saber mais, confira o site do Astrominas.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Continua após a publicidade

Publicidade