logo-ge

Administração combina com Moda?

Orientador profissional esclarece

Tenho 18 anos e estou no primeiro período de Administração. E quero montar uma agência ou loja de roupas, ou trabalhar numa revista de moda. Será que compensa fazer uma faculdade de Moda quando terminar meu curso atual? Poderia eliminar alguma matéria? Há empregabilidade no mercado? Gosto de criar, desenhar e estudar línguas. Tenho bons conhecimentos de informática, sempre tive boas notas e facilidade em matemática. Vale a pena tentar? Existe universidade pública de moda? E principalmente, moda tem alguma coisa a ver com administração, ou pelo menos alguma matéria?

Muito obrigada.
Enviado por Francielle

Habilidades e interesses que desenvolvemos podem ser úteis em nossa carreira profissional. Você listou algumas: gostar de moda, gosto pela criação, línguas, informática, matemática. Aplicá-las em sua vida profissional depende de oportunidades, empenho, demandas sociais, etc. Sua entrada no mercado da moda dependerá de tais circunstâncias.
Os cursos ligados à Moda dirigem-se em sua maioria para a capacitação em três áreas centrais: desenvolvimento e aplicação de tecnologias de produção têxtil, design de vestuário e gestão dos processos de produção e distribuição de roupas. Haverá possíveis interfaces com sua formação atual, embora haja pouca equivalência de disciplinas entre moda e administração.

Quanto a cursos de graduação em universidades públicas, podemos citar as Universidades Federal do Ceará, Tecnológica Federal do Paraná, do Estado de Santa Catarina e a USP Leste (na cidade de São Paulo).

Por fim, você deverá escolher entre uma segunda graduação ou uma pós. Especialização, cursos livres ou mestrado com certeza ampliarão sua qualificação e as chances de sucesso em seu empreendimento.

– Guia de Profissões: bacharelado em Moda
– Guia de Profissões: Tecnológico em Moda