logo-ge

Administração ou Engenharia de Produção?

Orientador profissional esclarece

Gosto muito da área administrativa, especificamente do curso de Administração. Pesquisando sobre a área, percebi que a Engenharia de Produção tem uma proximidade muito grande com Administração. Como também gosto muito da área de Engenharia, gostaria de maiores esclarecimentos.
Enviado por Jardson

A formação em Engenharia de Produção tem duração de cinco anos e baseia-se no conhecimento tecnológico próprio à engenharia e dos princípios ligados à administração de processos produtivos. Utiliza o conhecimento dos processos produtivos e tecnológicos para aumentar a produtividade. Você deve ter claro que há uma grande massa de conhecimentos em cálculo e física que devem ser desenvolvidos. É fundamental que você pesquise a grade curricular do curso para maor clareza dessa exigência.

O engenheiro de produção pode gerenciar processos de estocagem de materiais, considerar custos envolvidos na produção, indicar maquinários que possam otimizar o desempenho da empresa, administrar o trabalho dos funcionários da empresa, sem perder a possibilidade de enxergar a qualidade do produto.

Historicamente esta era uma área ligada à engenharia mecânica, pois se destinava ao desenvolvimento dos aspectos gerenciais dos processos industriais. Ao longo dos últimos trinta anos esta engenharia foi ganhando identidade própria; atualmente diferentes faculdades oferecem o curso de engenharia de produção com ênfases em diferentes setores como o civil, mecânico ou agroindustrial. Procure identificar tais ênfases nas faculdades de seu interesse.

Eventualmente este engenheiro também encontra espaço em empresas não industriais como no sistema financeiro, em função de seus conhecimentos na aplicação de modelos matemáticos à solução de problemas. Pode também realizar formação pós-graduada para complementar conhecimentos necessários para setores menos ligados à engenharia.

A profissão de administrador de empresas é dirigida para o aperfeiçoamento de processos ligados aos processos de organizações do trabalho, nas áreas financeira, de recursos humanos, de logística, ou seja, voltada para o gerenciamento de recursos necessários para o aumento da produtividade de qualquer tipo de empreendimento.

O campo de trabalho do administrador é amplo. Ele abarca diferentes naturezas de empreendimentos: indústrias, comércio, empresas prestadoras de serviços, organizações esportivas, hospitalares, hotéis, organizações não governamentais sem fins lucrativos, órgãos públicos ou privados voltados ao planejamento e preservação ambientais, enfim, qualquer atividade que necessite organização e gerenciamento necessita de conhecimentos e profissionais ligados a administração.

A escolha por este curso muitas vezes se deve a essa abrangência, já que empresas de qualquer setor necessitam ser conduzidas racionalmente nas áreas ligadas a recursos humanos, departamentos contábil e financeiro, logística.

Por outro lado, este é o curso que mais forma profissionais no Brasil que em grande parte acabam por realizar tarefas burocráticas nas empresas que não exigiriam conhecimentos próprios à formação universitária; há também setores e funções em que compete com profissionais de outras formações. Por fim, também a pós-graduação é uma opção para a especialização em setores como o agronegócio, marketing esportivo, atividades culturais e de entretenimento, entre muitas outras.

Faça uma ampla pesquisa e procure entrevistar profissionais das duas formações e de setores diferentes de atuação.

Leia mais:
– TESTE: Já pensou em Engenharia de Produção?
– TESTE: Administração é a melhor opção?