logo-ge

Administração Pública é uma boa opção de curso?

Orientador profissional esclarece

Dizem que o curso de Administração não tem muito campo no mercado de trabalho e eu queria saber se o curso de Administração Pública também é assim ou é uma boa opção de curso?
Enviado por Jaqueline

O curso de Administração muitas vezes é escolhido porque supostamente oferece múltiplas possibilidades de exercício profissional, já que toda empresa de qualquer setor necessita ser conduzida racionalmente. De fato, o campo de trabalho em Administração é amplo, ou seja, este profissional pode atuar em empresas de diversos setores e naturezas, em atividades ligadas a recursos humanos, departamentos contábil e financeiro, logística.

Por outro lado, este é o curso que mais forma profissionais no Brasil que em grande parte acabam por realizar tarefas administrativas nas empresas que não exigiriam conhecimentos próprios à formação universitária; há também setores e funções em que compete com profissionais de outras formações. Nesse sentido a realidade de mercado não é positiva da mesma forma.

Já a graduação específica em Administração Pública é muito recente e conta com poucos bacharelados no Brasil, sendo a maioria dos cursos superiores na modalidade tecnológica (duração de 2 anos). Há especificidades na esfera pública sobre os quais o curso se debruça: legislação para realização de negócios, princípios de gestão de fundos públicos, ligação das atividades com políticas públicas mais amplas.

O ingresso nos órgãos públicos de administração direta é realizado por meio de concursos. Outras possibilidades são organizações do terceiro setor (como ONGs e institutos), e mesmo empresas privadas que prestam serviços em projetos governamentais (que se apoiam neste profissional em função de seu conhecimento sobre trâmites legais, estratégicos e burocráticos em negociações públicas.

Leia mais:
– As melhores faculdades de Administração do Brasil
– Teste: Será que Administração Pública é para você?
– Teste: Administração é a melhor opção?