logo-ge

Arquitetura, Geografia ou Engenharia?

Orientador profissional esclarece

Quero trabalhar com planejamento de cidades, fazendo demarcações territoriais. Porém, não sei qual curso fazer. Arquitetura, Engenharia ou algo com Topografia?
Enviado por Beathriz

As formações citadas permitem trabalhar com os temas de seus interesse de formas diferentes.

O arquiteto pode planejar os espaços urbanos, estabelecendo a forma de ocupação dos espaços públicos, projetando praças, antevendo o crescimento de bairros ou regiões. Tome como exemplo o trabalho realizado por Lúcio Costa no planejamento de Brasília.

Engenheiros civis e agrimensores/cartográficos realizam atividades diferentes. O engenheiro civil pode projetar e dirigir a construção de obras como pontes, viadutos, aquedutos, construção da malha viária (ruas e estradas), gerenciar a regulação do trânsito.

O engenheiro agrimensor/cartográfico pode realizar levantamento planialtimétrico (registro topográfico das altitudes de um espaço), elaborar mapas, dimensionar terrenos, identificar pontos de referência em regiões, entre outras atividades.

O geógrafo também pode se envolver com a construção de mapas, principalmente a partir de informações provenientes de fotografias e satélites, apesar desta não ser uma atividade frequente para geógrafos.

Considere que além de atuarem em setores e com pontos de vista diferentes, cada uma destas profissões traz o estudo e a capacitação para outras muitas atividades. Nesse sentido é fundamental que você as pesquise detalhadamente para identificar o campo de atuação de cada uma.

Leia mais:
– A Engenharia Cartográfica é uma carreira promissora?
– Os 6 melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil