logo-ge

Arrisco e troco de curso?

Orientador profissional esclarece

Tenho 19 anos e estou cursando administração pública na terceira fase. Cada vez mais tenho certeza que este não é meu futuro. Toco instrumentos musicais, sempre gostei de teatro e sou extremamente comunicativo. Gostaria de saber quais são as opções que saem um pouco do óbvio no meu caso (música, design, cênicas, etc.) e qual mercado pode ser indicado no meu caso. Acho que a comunicação é uma área em que me daria muito bem, pois poderia expor minhas idéias e criatividade.
Enviado por Luiz Guilherme

Duas coisas podem ser ditas em relação à sua questão. Uma sobre as opções que você denomina óbvias. É preciso lembrar que uma formação profissional desemboca em várias possibilidades ocupacionais. Por exemplo, um músico pode tocar numa orquestra, pode fazer parte de uma banda, pode trabalhar na área de composição de trilhas musicais para comerciais, games e filmes e até fazer trilha sonora para sites, entre outras coisas. Existe até a musicoterapia como possibilidade.

Por outro lado, você poderia aplicar algumas de suas habilidades em outras profissões. Citemos, a título de exemplo, o design gráfico em suas modalidades multimídia e games. Locutor de rádio ou TV poderiam ser alternativas. Enfim, sugerimos que você conheça mais profundamente as profissões citadas – além de outras – para decidir seu ponto de partida, lembrando que cada uma delas coloca, dependendo do caso, uma vasta possibilidade de intervenções profissionais (ocupações).