logo-ge

Biologia ou Gestão Ambiental?

Orientador profissional esclarece

Estou com dúvidas a respeito de qual área seguir carreira. Sempre gostei muito de tudo ligado ao meio ambiente, animais e plantas.
Meu sonho é fazer Veterinária, porém o curso é muito caro e não tenho condições de pagar, então pensei em fazer algo como Biologia ou Gestão Ambiental, mas muitas pessoas me dizem que é difícil arranjar emprego nesta área. Atualmente trabalho com Administração, quis iniciar a faculdade de Gestão Ambiental, mas tenho medo de fazer algo ligado a meio ambiente e acabar saindo deste emprego que estou atualmente e não conseguir outro para continuar pagando a faculdade.Não sei se sigo carreira em Administração e, futuramente, quando estiver financeiramente bem, invisto em Gestão Ambiental ou Veterinária. Não sei se iria aguentar ficar trancada o dia todo em um escritório, penso que não nasci para isso e que minha vocação é estar em campo realizando pesquisas. Se puderem me ajudem. Grata.
Enviado por Isabela de Catro

Pensamos que o primeiro passo é você pesquisar bem qual curso deseja realizar, pois há grandes diferenças entre as carreiras apontadas, tais como Medicina Veterinária e Gestão Ambiental. Consulte o Guia de Profissões do GE e amplie sua pesquisa, se possível entrevistando profissionais e professores dos cursos desejados.

Em seguida, construa um projeto para viabilizar sua escolha: preparar-se bem para o vestibular e tentar ingressar em uma faculdade pública, consultar programas de bolsa de estudos ou subsídio como o Prouni e o FIES e imaginar a gradativa mudança da área de trabalho são alguns elementos importantes desse planejamento.

Esta mudança, aliás, poderá ser construída já durante a própria graduação por meio de estágios e contatos com professores e profissionais da nova área. Não há como ter total garantia que não haverá dificuldades, mas você pode diminuir riscos e desenhar previamente cenários diferentes de forma a se preparar para enfrentá-las.