logo-ge

Ciências Biológicas ou Engenharia Ambiental?

Orientador profissional esclarece

“Não sei o que cursar. Já fui de Psicologia para Medicina, Direito, Engenharia… é longa a lista. No momento estou em dúvida entre Biológicas e Engenharia Ambiental. Gosto da área de meio ambiente, mas fazendo Biologia tenho medo do mercado de trabalho (minha última opção é ser professor), e fazendo Engenharia Ambiental tenho medo do curso, já que não sou dos melhores em exatas e não sei como seria meu dia a dia trabalhando na área.”

enviado por Matheus

Engenharia Ambiental - É a engenharia voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, ou seja, que respeite os limites dos recursos naturais.

Toda escolha envolve algum grau de risco. Incertezas quanto à ampliação ou não do mercado de trabalho, conquista de postos de trabalho dentro do setor específico de interesse, rotinas que possam não ser tão atrativas são riscos reais presentes no universo profissional, tal como apontado em sua pergunta.

É possível interferir nessas variáveis por meio de formação qualificada, empenho pela busca de oportunidades mais próximas aos interesses específicos, construção de uma rede social e profissional, realização de cursos de especialização e pós-graduação. A escolha de um curso de graduação é apenas o primeiro passo para a construção da carreira.

Aprofunde sua pesquisa sobre ciências biológicas e engenharia ambiental. Analise as grades curriculares dos cursos. Busque informações sobre o campo profissional ligado a questões ambientais em órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Brasileiro de Ecologia e Meio Ambiente, secretarias estaduais de meio ambiente, Associação Nacional dos Engenheiros Ambientais e outros similares.

Inclua em sua pesquisa outras profissões que permitem trabalhar com questões ambientais como Engenharia Agronômica, Biotecnologia, Oceanografia. Escolher uma carreira envolve assumir os riscos da escolha, porém baseado no maior número de informações possível. Feita uma extensa pesquisa, você poderá tomar uma decisão corajosa e enfrentar o percurso de forma mais confiante.