logo-ge

Ciências Contábeis ou Engenharia?

Orientador profissional esclarece

Me formei em Administração em dez/2005. Não estou satisfeito com o retorno financeiro e profissional e estou pensando em cursar outra faculdade. Estou em dúvida entre três opções: Ciências Contábeis, Engenharia de Produção ou Civil.

Ciências Contábeis, por estar relacionado com Administração, é um caminho mais curto (mais ou menos 2 anos, eliminando matérias afins) e com menor nível de dificuldade. Porém, me dá a impressão que engenheiros são bem mais valorizados pelo mercado.

Cursar Engenharia é um caminho muito árduo pra quem terminou o Ensino Médio há tanto tempo (8 anos)?

Fui um aluno que teve em média 80% de aproveitamento em matemática, física e química. Pra quem trabalha 8 horas/dia é muito árduo compreendê-las e “correr atrás” do vasto conteúdo do curso?

É mais vantajoso encarar um desafio maior e optar pelo curso de Engenharia?
Enviado por Anônimo

Uma primeira opção seria fazer um curso de pós-graduação que redirecionasse sua carreira. Você já pensou nisso? Assim, poderia construir novos caminhos especializando-se nas áreas de contábeis ou de gestão de produção (o que lhe aproximaria da Engenharia de Produção).

Sua pergunta parece indicar que o valor central de sua escolha reside no retorno financeiro que a profissão pode lhe oferecer. Nesse sentido, Ciências Contábeis e Engenharia competem em condições próximas, mas muitas variáveis intervêm nestas condições.

Quanto ao tempo e aos esforços necessários para a obtenção dos títulos, cabe apenas a você considerar quanto pode despender para conquistar seus objetivos. Procure aliar seus interesses ligados a segurança e remuneração a outros, como realização de potenciais – você se interessa por tecnologia? Gosta de pensar estratégias de organização da produção? Tem interesse por física e estruturas mecânicas?