Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Como conciliar Jornalismo e Ciências Biológicas?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 8 dez 2010, 11h41

Gosto muito de escrever e gosto mais ainda de animais. Adoraria trabalhar convivendo com eles. Para ser jornalista não é necessário diploma, então pensei em Ciências Biológicas ou Ambientais, assim poderia trabalhar protegendo animais ou como jornalista ambiental. Ambas as opções me deixariam muito feliz. Que curso devo fazer para estar ao lado de animais e, ao mesmo tempo, conscientizar a população com minhas palavras? Jornalismo? Ciências Biológicas? Ciências Ambientais?
Enviado por Luisa Contrab

Comecemos pela questão mais polêmica: a exigência do diploma em Jornalismo. De fato, hoje ele não é um requisito para o ingresso na profissão. No entanto, este é um tema polêmico: há muitos anos há discussões a respeito do assunto, e a situação atual pode mudar. É assim mesmo no campo das profissões: mudam ao longo do tempo, as exigências para sua execução dependem de fatores econômicos, políticos e tecnológicos.

Atualmente não há a exigência formal do diploma em Jornalismo para o trabalho nas diferentes mídias, mas tenha consciência que a graduação em comunicação social, e, em especial em Jornalismo, é um diferencial no mercado de trabalho.

De fato, o graduado em Jornalismo tem muito mais chances no ingresso e na permanência na carreira. As exceções – pessoas formadas em outras áreas – se devem ao vasto conhecimento acumulado em suas especialidades. Por exemplo: grandes economistas tornam-se articulistas em sua área, pesquisadores renomados podem ganhar destaque nas colunas de ciências.

Ou, talvez, para aproximarmos de suas intenções, especialistas em meio ambiente tornam-se comentaristas quanto aos cuidados da vida das espécies e mesmo do equilíbrio geral do planeta.

Suas palavras podem se tornar poderosas a partir de diversas fontes: você pode se tornar uma pesquisadora na área das Ciências Biológicas e publicar textos muito importantes (lembre-se de Charles Darwin, ou dos estudos recentes sobre o genoma humano), divulgar conhecimentos científicos em linguagem mais coloquial, comum a pessoas que não têm contato com o universo acadêmico (como faz o médico Dráusio Varella).

Leia mais:
– Será que Jornalismo é o curso ideal para mim?
– Será que Ciências Biológicas é a melhor opção?
 – Como é curso de Ciências Ambientais?
– Biologia ou Gestão Ambiental?

Continua após a publicidade
Publicidade