logo-ge

“Como decidir o que fazer da vida?”

Orientadora profissional dá dicas para que leitor possa entender melhor seus próprios interesses

duvida-esporte-farmacia.jpg

 (/)

Não tenho ideia do que quero fazer da minha vida. Às vezes acho que não gosto de nada. Não consigo enxergar o que gosto… O que eu faço?

Luiz Guilherme

Olá, Luiz Guilherme!

Quando pensamos em escolha profissional precisamos compreender e validar a existência de dois importantes eixos – autoconhecimento e informação profissional – que somados permitem a realização de uma escolha consciente. Uma escolha profissional consciente significa escolher a melhor opção dentre tantas outras para o momento. É importante frisar que há possibilidade de realizar mais de uma escolha profissional ao longo da vida, afinal a todo momento estamos aprendendo e descobrindo novos interesses e habilidades.

Veja como mandar sua pergunta

No processo da escolha profissional (autoconhecimento + informação profissional) estão presentes os fatores sociais, familiares, psicológicos, econômicos e geográficos. Esses fatores precisam ser analisados e vistos com atenção de forma articulada, pois são formadores dos seus valores, das suas motivações e habilidades.

Normalmente somos orientados a identificar o que gostamos, certo? Vou te sugerir identificar o que você não gosta, primeiramente. O caminho de reconhecer o que você não gosta pode facilitar o seu processo de escolha profissional, afinal “limpar o terreno” poderá lhe ajudar a enxergar possibilidades que estavam “escondidas”. Que tal tentar?

 

logo-pro-universidade-cor

 (/)

O Pró Universidade é um curso preparatório público para o Enem que atende 12 mil alunos presencialmente e online em todo Estado de Santa Catarina. Em 2015, conquistou 62% de aprovações nos principais vestibulares públicos do sul do Brasil.