logo-ge

Como escolho minha área de atuação profissional?

Orientador profissional dá dicas para lidar com as dúvidas

Fiquei um tempo afastado dos estudos e gostaria de fazer um curso de graduação ou técnico, mas não consigo definir com qual área me identifico. Como fazer isso?

Rafael

Olá, Rafael!

De fato, existe um universo muito amplo a ser investigado, que passa pela modalidade de formação (curso técnico, graduação em curso tecnológico ou em bacharelado) e avança sobre todas as profissões existentes.

Quanto à modalidade, considere que há uma tendência que indica que quanto mais anos de estudos a pessoa realiza, mais próxima está de funções de planejamento (em oposição a tarefas operacionais) e maior domínio teórico ela tem sobre um campo de conhecimento.

Por outro lado, cursos de menor duração permitem o ingresso no mercado de forma mais rápida e muitas vezes suprem necessidades de mercado que acabam por gerar boa remuneração.

O caminho mais adequado para iniciar o processo é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.

Procure fazer uma reflexão sobre si mesmo: investigar seus gostos, suas características pessoais, resgatar sua história pessoal e os interesses que já apresentou na vida, habilidades já desenvolvidas; pense também no que deseja para sua vida, que projetos você já esboçou. Uma forma interessante de fazer isto é conversando com pais e amigos: peça a eles que expressem como o vêem.

O que você conhece sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade? Como funcionam as relações de emprego, o mercado de trabalho? Diante das atuais mudanças tecnológicas, que perspectivas se abrem para determinadas profissões? Estes também são elementos que podem auxiliá-lo a construir opções.

Pesquise sobre as carreiras, recorra a materiais informativos, acesse sites que descrevam profissões, entreviste pessoas que atuam na área. Procure prestar atenção em como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho em jornais, revistas e outras mídias. Isto poderá ajudá-lo a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.