logo-ge

Como é a carreira de Engenharia Aeronáutica?

Orientador profissional esclarece

Olá, meu nome é Rafael. Sou um estudante do primeiro ano do ensino médio e tenho algumas dúvidas sobre o que faz um engenheiro aeronáutico, como está o mercado de trabalho para esse setor, quais são os locais onde ele trabalha, o salário, e uma faculdade ou instituto com boas recomendações sobre esse curso.
Enviado por Rafael Amancio Diegues

O profissional de Engenheiro Aeronáutica é o profissional responsável pelo projeto, desenvolvimento e gerenciamento da construção de aviões, helicópteros, foguetes e satélites. Pode também trabalhar no gerenciamento de reformas e construções de aeroportos e no controle do tráfego aéreo.

Em função da ampliação do acesso aos voos, necessidade de atualização e ampliação dos aeroportos, intensificação do uso de helicópteros, as companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e consultorias na área têm aumentado a procura por este profissional.

Segundo o Conselho Regional de Engenharia a e Arquitetura do Estado de São Paulo o salário inicial é de R$ 3.060,00 para uma jornada de seis horas diárias. O site Salariômetro do governo do estado de São Paulo indica que "nos últimos seis meses, o salário médio de admissão desta ocupação para o perfil informado foi R$ 6.510,00. Neste período, houve 200 contratações com o mesmo perfil (Fonte: CAGED/MTE)", no Brasil.

Há somente seis cursos de formação no Brasil, sendo dois em Minas Gerais gerais e quatro em São Paulo – consulte a seção Onde Estudar deste site para conhecer as instituições. O GUIA DO ESTUDANTE realiza avaliação dos cursos, que você pode consultar. Procure também acessar os sites das universidades e avaliar as informações fornecidas.

Leia mais:
– Engenharia Aeronáutica: que tal embarcar nessa?
– Uma mulher pode trabalhar com Engenharia Mecânica ou Aeronáutica?