logo-ge

Como é a carreira de Midialogia?

Orientador profissional esclarece

O que o profissional desse curso faz e como é o mercado de trabalho? É possível trabalhar em revistas e com jornalismo fazendo esse curso? Ou seria melhor eu optar diretamente pelo jornalismo?
Enviado por Caroline da Silva

O curso de Midialogia, oferecido pela UNICAMP, está no campo da comunicação social. Dirige-se à capacitação de profissionais que possam integrar aspectos técnicos e teóricos dos diferentes meios de comunicação.

Durante a graduação, o aluno deve realizar quatro projetos dentre cinco áreas: produção sonora, cinema, televisão/vídeo, fotografia e multimídia. Como a formação pretende contemplar uma gama vasta de atribuições, o profissional pode trabalhar em setores como produção cinematográfica, comunicação institucional, animação digital, fotografia artística, construção de páginas da web, sonorização em rádio e TV, entre outras possibilidades.

Outras denominações formam profissionais na área, tais como Rádio e TV, Audiovisual, Jornalismo, Fotografia. O importante é entender as semelhanças e diferenças entre eles.

O profissional pode, sim, trabalhar em editoras de revistas e jornais, disputando espaço com jornalistas, desde que a profissão de Jornalista foi desregulamentada. Para maiores informações, acesse este link.

Avalie se o curso atinge suas expectativas e compare-o com a formação em jornalismo. Pesquise bem para realizar uma escolha adequada. Saiba, entretanto, que a área de comunicação social permite certa mobilidade entre as diversas formas de se trabalhar a informação e a comunicação, inclusive por meio de cursos de extensão e de especialização.

Outras dúvidas do Consulte:

– Como está o mercado de trabalho de Jornalismo?

– Publicidade ou Jornalismo?

– Posso cursar Jornalismo mesmo sendo tímida?

– Vale a pena fazer Jornalismo?

Leia mais:
– Conheça as 18 carreiras da área de Comunicação e Informação

– Os 10 melhores cursos de Jornalismo do Brasil, segundo a IMPRENSA editorial


– Teste: Você está seguro de que Jornalismo é mesmo seu futuro?