logo-ge

Como é a rotina de quem trabalha com Engenharia Química?

Orientador profissional esclarece

Na área da Engenharia Química se trabalha mais com a matemática ou mais com experiências químicas? Quais são as carreiras que posso seguir me formando em Engenharia Química? Há muito mercado de trabalho para essa área?
Enviado por Giovanna Danielly de Oliveira Barbosa

O engenheiro químico trabalha com processos químicos em grande escala, dimensionando equipamentos, projetando procedimentos e acompanhando as etapas da produção. O químico industrial é que tem como foco a realização de experimentos, análises e controles de produtos químicos, principalmente em laboratórios.

– Saiba tudo sobre a carreira de Engenharia Química

– Veja como é a rotina de quem faz o curso de Quimica

 

A formação em engenharia sustenta-se nos conhecimentos ligados à matemática e a cálculos. A construção de modelos matemáticos explicativos e de previsão é uma das atividades fundamentais que um engenheiro desenvolve. Se uma pessoa tem maiores dificuldades nessa área do conhecimento encontrará obstáculos durante o curso. Considere no entanto, que na maioria dos cursos alguns obstáculos são encontrados, como conteúdos em que se tem mais dificuldades.

Por outro lado, tais conteúdos são desenvolvidos durante o curso; portanto, com maior esforço, é possível transpor tais obstáculos. Nesse sentido, isto não impede totalmente sua escolha por engenharia.

Procure conhecer melhor o curso de Engenharia Química e de Química. Pesquise as disciplinas que compõem as grades curriculares dos cursos na internet; algumas universidades disponibilizam inclusive os conteúdos abordados em cada disciplina (como você pode observar neste link da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo).

Leia mais:
– Teste: Será que Química é a carreira certa para mim?
– Teste: Engenharia Química é a melhor escolha?
– Os 13 melhores cursos de Química do Brasil
– Os 15 melhores cursos de Engenharia Química