logo-ge

Como é o curso de Física Médica?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber mais sobre o curso de Física Médica – se é uma profissão bem remunerada, se há mercado de trabalho e quais são as dificuldades e prazeres da profissão!
Enviado por Ana Carolina Chagas

O profissional formado em Física Médica se ocupa de atividades ligadas a tratamentos médicos que exigem o manuseio de equipamentos de radioterapia em oncologia, ou seja, no tratamento do câncer, e diagnóstico por imagem. Ele é responsável pelo dimensionamento de equipamentos, por procedimentos de segurança quanto à radiação como a determinação do tipo e do tamanho de blindagens, determinação e calibragem das doses de radiação, avaliação e supervisão da utilização de equipamentos de imagem (tomógrafos, por exemplo).

Pode desenvolver novos equipamentos por meio de pesquisas que envolvem conhecimentos ligados, por exemplo, a calor, laser e campos eletromagnéticos.

O mercado de trabalho mostra-se positivo, pois no Brasil há menos formados do que o número indicado por organismos mundiais da área da saúde; também a natureza especializada e exclusiva de suas funções aponta para boas oportunidades.

Não há dados objetivos de pesquisas que apontem para o salário médio da função. Coordenadores de curso de graduação apontam para uma faixa que varia desde R$ 2.000,00 para recém-formados até R$ 8.000,00 para aqueles com maior experiência e especialização. Considere também que a remuneração pode variar em função da região e do porte do empregador.

O que você chama de “dificuldades e prazeres” pode ser algo muito subjetivo, muito pessoal. Neste caso, como você avaliaria: trabalhar com procedimentos tecnológicos, ligada à área da saúde, trabalhar em atividade que envolve riscos a pacientes e funcionários? Tais elementos (e outros não citados) podem significar prazeres, desafios, obstáculos para cada pessoa. A avaliação tem que ser sua.

Procure visitar hospitais e entrevistar profissionais da área. Consulte também a página da Associação Brasileira de Física Médica neste link.

Leia mais:
Conheça o curso de Radiologia

A história do Raio X

Os 13 melhores cursos de Física do Brasil