logo-ge

Como é o mercado de trabalho do curso de Rádio e TV?

Orientador profissional esclarece

Em qual área posso atuar ao fazer o curso de Rádio e TV? A disponibilidade de emprego é grande nesta área? Tenho que ter facilidade em quais disciplinas pra ser um bom profissional?
Enviado por Elizangela Maria Gomes de Freitas

Esta área representa uma interface entre as ciências da comunicação e profissões ligadas a organização de processos produtivos. Em outras palavras, o profissional de Rádio e TV convive em seu cotidiano com preocupações ligadas à produção e veiculação de obras culturais, informativas e de entretenimento e aspectos administrativos como o gerenciamento de equipes de produção e análises mercadológicas para a construção de grades de programação em veículos de comunicação.

– Rádio e TV é uma boa escolha?

Considere, portanto, que para decidir o seu futuro profissional você deve pensar nas suas características pessoais atuais, mas também naquelas que você pode ou deseja desenvolver e que possam contribuir no exercício profissional.

Quanto ao mercado, indicadores apontam que o crescimento da comunicação em mídias digitais pode ser um campo a ser explorado positivamente nos próximos anos. Os empregadores tradicionais – empresas televisivas e de rádio – também representam boa fonte de oportunidades.

Para avaliar as possibilidades de mercado é importante que você observe o movimento geral da economia do país e de sua região, bem como o impacto que novas tecnologias podem representar para a área nos próximos anos. Consulte coordenadores de curso de graduação e associações de profisionais da área para aprofundar tais informações.