logo-ge

Como é o mercado de trabalho para o biólogo marinho?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Queria saber se fazendo a pós-graduação em Biologia Marinha é o melhor caminho para trabalhar no mar estudando animais. Que empresas contratam para esse tipo de trabalho?

Vanessa Assunção

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Vanessa, tudo bem?

A área de biologia marinha, geralmente, é uma especialização dentro da formação de Ciências Biológicas. Você pode fazer a faculdade de Ciências Biológicas e depois se especializar na área marinha em de uma pós-graduação. 

O biólogo marinho estuda para trabalhar com o equilíbrio dos seres que vivem nas águas pensando na preservação, conservação e reprodução desses seres. A Oceanografia também vai nesse sentido e pode ser uma boa opção para fazer uma graduação e trabalhar na área estudando o ambiente dos oceanos e seus processos químicos, biológicos e físicos. 

As possibilidades de carreira podem ser dentro de uma carreira acadêmica de pesquisa, em empresas que exploram os mares e oceanos nas áreas de preservação e também em consultorias que realizam trabalhos de pesquisa específicos. As empresas de petróleo contratam bastante esses profissionais. 

Antes de fazer suas escolhas, recomendo que converse com profissionais que já estão na área para que você possa conhecer mais do dia a dia dessa profissão e poder decidir com maior segurança. E prepare-se para ficar bastante fora de casa pois durante a própria faculdade é necessário que você esteja em contato com cidades e lugares costeiros.

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).